D. José Bettencourt visitou cinco das nove ilhas açorianas
O novo núncio apostólico da Santa Sé, que servirá a diplomacia vaticana na Arménia e na Geórgia a partir do final de maio, terminou a sua visita aos Açores simbolicamente no santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, em São Jorge, onde presidiu a uma eucaristia.
Depois de visitar cinco das nove ilhas do arquipélago e de ter sido recebido em todas elas pelos mais altos dignatários da igreja e da sociedade civil, desde logo pelos presidentes da Assembleia Legislativa dos Açores e Governo Regional dos Açores, representante da Republica e presidentes de câmara dos Municipios visitados, que os distinguiram com as mais significativas condecorações municipais, D. José Bettencourt terminou a visita na sua ilha natal cumprindo uma tradição que faz sempre que visita a ilha, desde criança: descer em peregrinação até à Caldeira do Santo Cristo para ir ao Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, um dos cinco santuário diocesanos do arquipélago.
Desta feita presidiu a uma missa em ação de graças pela sua recente nomeação e pelo carinho com que foi acolhido durante esta jornada açoriana.
A descida foi acompanhada pelo Pe. Dinis Silveira, amigo de longa data e pároco no Topo, em São Jorge, pelo seminarista Tadeu Timótio e pelo pré-seminarista Marco Jesus.
Durante a visita a São Jorge, ilha a que regressa praticamente todos os anos de férias, no verão, o prelado presidiu às festas de São Jorge e a vários impérios do Espirito Santo, uma marca da açorianidade de que D. José se considera herdeiro. Na bula da sua nomeação há uma referência explicita à sua origem açoriana.
D.José Avelino Bettencourt nasceu nos Açores, nas Velas de São Jorge e com três anos de idade partiu com a família para o Canadá mas nunca perdeu o contacto com a sua terra natal onde, de resto, ainda tem uma casa de família que frequenta anualmente por ocasião das férias de verão.
O novo arcebispo de Cittanova frequentou a Academia Eclesiástica em Roma, tendo-se formado em Direito Canónico, e entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1999.
Depois de ter trabalhado na representação diplomática da Santa Sé na República Democrática do Congo, D. José Bettencourt passou à secção para as relações com os Estados, do Vaticano.
Em 2013, D. José Bettencourt foi condecorado pelo presidente Aníbal Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Cristo; é cónego honorário da Sé de Angra (Açores) desde março de 2015.
No início do seu ministério sacerdotal foi também Capelão Militar ao serviço do exército canadiano.
[FAG id=24050]