Novo Bispo de Angra faz primeiras nomeações do seu episcopado

Cúria é reconduzida

O novo  Bispo de Angra, D. João Lavrador, fez as suas primeiras nomeações, válidas para os próximos cinco anos, reconduzindo o núcleo duro da Cúria diocesana, segundo informações enviadas esta quinta feira ao Sítio Igreja Açores.

Assim, o Cónego Hélder Fonseca Mendes foi reconduzido no cargo de Vigário Geral da Diocese. Foram também confirmados o Cónego Adriano Borges como Ecónomo Diocesano, o Cónego João Maria Mendes como Chanceler da Cúria Diocesana, o Monsenhor José Soares Nunes como Vice-Chanceler e o padre José Correia de Sousa como Notário da Cúria Diocesana.

O Cónego João Maria Mendes mantém-se, também, como Vigário Judicial. No cargo de Vigário Judicial Adjunto permanece o Cónego Hélder Miranda Alexandre.

Foram também reconduzidos como Notários do Tribunal Eclesiástico os Cónegos Ângelo Valadão e Francisco Dolores Medeiros.

Permanecem, com a confirmação de D. João Lavrador, o Conselho Presbiteral, o Colégio de Consultores e o Conselho Diocesano para os Assuntos Económicos.

Os restantes órgãos e ofícios eclesiásticos não necessitam de nomeação e confirmação, mantendo-se os respetivos titulares no exercício dos mesmos até ao fim do tempo estipulado nas provisões de nomeação.

D.João Lavrador é Bispo de Angra desde terça-feira, sucedendo a D. António de Sousa Braga, que passou a bispo emérito no dia em que completou 75 anos e vai retirar-se para o Seminário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, em Alfragide.

Esta tarde, às 18h00, a missa na Capela da Natividade, no Seminário Episcopal de Angra, será presidida por D. António seguindo-se um jantar no Seminário.

Scroll to Top