Celebração é presidida pelo bispo de Angra
O novo altar da Igreja Matriz da Santíssima Trindade das Lajes do Pico será dedicado no próximo domingo numa concelebração presidida pelo bispo de Angra, no dia em que se assinalam as bodas de ouro da nova igreja.
Na celebração participará todo o clero da ilha bem como os dois diáconos que serão ordenados presbíteros este verão.
A animação liturgica estará a cargo de um Coro composto por elementos dos Grupos Corais das Paróquias de São João, Silveira, Lajes, Santa Cruz das Ribeiras e Calheta do Nesquim, sob a regência de Olga Pacheco, estando ao orgão, Helena Maria Campos Marques. Participam ainda de acólitos da Paróquia das Lajes e de outras comunidades do Concelho, sendo as leituras feitas por crismandos de várias Paróquias que nesse mesmo dia celebrarão o sacramento do Crisma.
A construção da actual Igreja Matriz foi iniciada em 1895, mas seria interrompida devido à implantação da República. As hostilidades políticas em relação à Igreja e as dificuldades de financiamento da obra, retardaram-na até 1954, altura em que o Pe. António Cardoso, liderou o processo, que haveria de concluir esta obra em 1967.
No ano do centenário do culto a Nossa Senhora de Lourde, padroeira da vila das Lajes, D. Arquiminio Rodrigues da Costa, procedeu à sua Dedicação a 27 de Agosto de 1983.
Mais recentemente procedeu-se à colocação de retábulos, nas Capelas Laterais de Nossa Senhora de Lourdes e do Santíssimo Sacramento, tendo-se agora concluído o grande retábulo da Capela Mor, a terceira fase do mesmo, evocativo da Santíssima Trindade, Titular desta Igreja Matriz, tal como era da anterior.
Foi colocado um novo Altar e um novo Ambão, em talha, condizentes com os três retábulos existentes na igreja, que foram construídos na empresa de Gilberto Ferreira, da cidade de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.