Novena precede Festa de Nossa Senhora do Carmo no Faial

Cartaz da festa

Festa tem lugar na Igreja do Carmo desde 2018, altura em que reabriu ao culto depois das obras de beneficiação

Começou no passado 7 de julho e termina a 15 de julho a novena de preparação para a festa de Nossa Senhora do Carmo na Horta, ilha do Faial, que terá o seu ponto alto no dia 16 de julho, às 19h00, com a Missa solene e a procissão, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.

Esta é uma das festas mais importantes da Horta e da ilha do Faial, que envolve sobretudo os irmãos da Ordem Terceira do Carmo. Aspecto relevante da história da Ordem Terceira do Carmo foi a cedência da Igreja do Carmo aos Carmelitas da Horta. Esta Ordem da cidade continua com actividade significativa e desde 2018 que pode celebrar a sua padroeira na sua Igreja.

A ordem Terceira do Faial é a proprietária do imóvel, construído no século XVIII e mandado edificar por D. Helena de Boim, esposa do então capitão-mor Francisco Gil da Silveira. Durante muitos anos esteve à espera de fundos para o restauro, o que foi conseguido em 2018.

A Ordem Terceira tem mais de 200 irmãos ativos , sendo considerada a maior dos Açores, neste momento.

Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.

 

Scroll to Top