Festa tem lugar na Igreja do Carmo desde 2018, altura em que reabriu ao culto depois das obras de beneficiação
Começou no passado 7 de julho e termina a 15 de julho a novena de preparação para a festa de Nossa Senhora do Carmo na Horta, ilha do Faial, que terá o seu ponto alto no dia 16 de julho, às 19h00, com a Missa solene e a procissão, informa uma nota enviada ao sítio Igreja Açores.
Esta é uma das festas mais importantes da Horta e da ilha do Faial, que envolve sobretudo os irmãos da Ordem Terceira do Carmo. Aspecto relevante da história da Ordem Terceira do Carmo foi a cedência da Igreja do Carmo aos Carmelitas da Horta. Esta Ordem da cidade continua com actividade significativa e desde 2018 que pode celebrar a sua padroeira na sua Igreja.
A ordem Terceira do Faial é a proprietária do imóvel, construído no século XVIII e mandado edificar por D. Helena de Boim, esposa do então capitão-mor Francisco Gil da Silveira. Durante muitos anos esteve à espera de fundos para o restauro, o que foi conseguido em 2018.
A Ordem Terceira tem mais de 200 irmãos ativos , sendo considerada a maior dos Açores, neste momento.
Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel. A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o acto de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus.