Padre Jason Gouveia, responsável pela pastoral juvenil na ouvidoria das Capelas deixa itinerário para esta conversão em sete passos
A ouvidoria das Capelas inaugurou esta tarde a Novena dos Espinhos no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, e o padre Jason Gouveia, responsável pela pastoral juvenil desta ouvidoria da ilha de São Miguel, desafiou todos os presentes a serem “a geração JMJ” independentemente da idade.
“Uma coisa é certa: nós somos a geração JMJ; podem vir outros grupos, outros anos, mas os que estamos aqui hoje, jovens e menos jovens, somos a geração que viu a oportunidade de se encontrar com Cristo ressuscitado, hoje” afirmou sublinhando que “é esta conversão que a JMJ promove em cada um”, que “garantirá o futuro da Igreja”, para que ela “seja maior do que aquilo que nós vemos todos os dias”.
“A JMJ é a oportunidade da Igreja, como Igreja, viver com Jesus; não desperdicemos esta oportunidade”, disse o sacerdote na primeira missa a envolver particularmente os jovens no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, um desafio do Reitor para a novena deste ano, na primeira semana da Quaresma.
A intenção foi dar protagonismo aos jovens dado realizar-se no contexto de preparação da Jornada Mundial da Juventude. De resto, o Santuário é a Igreja JMJ da ouvidoria de Ponta Delgada e quer a Irmandade do Senhor Santo Cristo quer o Santuário, propriamente dito, associam-se a esta festa da juventude e irão patrocinar a ida a Lisboa de 8 jovens micaelenses- um por cada ouvidoria -, assegurando a passagem e o valor da inscrição na Jornada.
“Esta geração é convidada a converter-se por causa da JMJ” afirmou o sacerdote desafiando especialmente os jovens a iniciar esse processo de conversão “hoje”.
O sacerdote deixou um itinerário com sete alertas para que esta conversão “individual” aconteça.
“Não esperemos resolver toda a nossa vida para nos convertermos: nada, nenhum problema, nenhuma situação ou pessoa pode atrapalhar a tua conversão” disse o sacerdote aos jovens dirigindo-se de uma forma direta aos que o acompanhavam nesta celebração.
“Não arranjes desculpas: a conversão é vivida na situação concreta de cada um, por isso, não fujas da tua realidade para te converteres”, disse ainda.
O sacerdote pediu também aos jovens “para darem lugar ao Espirito”.
“Abre o teu coração, pensa com ele e deixa-te tocar”, porque a “porta é estreita” mas “Deus está disponível para fazer obra na tua vida”, afirmou.
“Converter significa mudar de vida e, para isso, a vontade de cada um é decisiva” disse ainda o sacerdote pedindo “disponibilidade pessoal” para que cada um possa encontrar o “caminho da conversão”.
“Ser mais de Deus é uma opção tua” disse desafiando à oração.
“Para nos retirarmos com Jesus é preciso fazer stop e esta Quaresma, que vivemos, é o tempo favorável para isso”, disse.
“ Deixa Jesus construir e criar em ti o homem que ele sonhou em Adão e em Eva; não destruamos pelo pecado e pela desobediência esse sonho que Ele tem para nós”, concluiu deixando uma prece: “Que o caminho nos leve a todos, do mais ao menos jovem, não apenas para Lisboa mas nos indique a conversão”.
O reitor do Santuário deu as boas-vindas aos jovens no inicio da celebração, que contou ainda com a presença do vice-reitor, monsenhor José Constância.
“Este Santuário é de todos nós e queremos que seja sobretudo o santuário da juventude” disse o cónego Adriano Borges.
“ Precisamos de caras novas e de sangue para dar um novo ânimo à nossa Igreja em reconstrução” disse ainda pedindo aos jovens que “façam a festa na Igreja à sua maneira”.
“Aproveitem todos os momentos; não é só o encontro com o Papa”, disse ainda.
A Novena dos Espinhos tem lugar diariamente na Igreja do Santuário do Senhor Santo Cristo, às 18h00 de dia 1 até dia 9.
A temática parte sempre do Evangelho do dia, concretizada num contexto cristão juvenil que se sugere “tenha em conta a mensagem do Santo Padre para a Quaresma de 2023- «Ascese Quaresmal e Caminho Sinodal»- e a mensagem do Bispo de Angra, com a ideia da «Comunidade Cristã como Casa» e as várias sugestões práticas”, afirma ainda o Santuário do Senhor Santo Cristo, numa nota enviada pela reitoria a todos os responsáveis da juventude em cada uma das oito ouvidorias de São Miguel.
Depois da ouvidoria das Capelas, esta quinta-feira será a vez dos jovens da ouvidoria da Lagoa, liderados pelo padre Eurico Caetano que irá refletir sobre a “comunidade cristã como casa para todos. A oração na vida dos cristãos e dos jovens? Rezar será perder tempo? Rezar com os jovens”.
No dia 3, a equipa de Vila Franca do Campo, com o padre Tiago Tedeu, proporá uma reflexão sobre “O amor cristão e a reconciliação tão necessários hoje. Os jovens agentes da paz e perdão num “mundo ferido” e em guerra”. No dia 4, será o Nordeste a animar a celebração. Como coincide com a missa vespertina do sábado o tema será “Transfiguração=caminho Sinodal. Ser cristão e jovem mudando a vida, formando-se e trabalhando em conjunto”. A animação será dirigia pelo diácono António Rocha.
No domingo, dia 5, a ouvidoria da Povoação falará de novo sobre a “Transfiguração como ascese quaresmal. Ser cristão, o jovem cristão é difícil, mas belo e criativo no mundo de hoje”, com o padre André Resendes.
No dia 6 de março será a vez da celebração ser animada pelos jovens da Ribeira Grande que refletirão sobre “O testemunho, alegria e a reconciliação sobretudo dos jovens nos meios de trabalho em especial no escolar”, com o padre Vítor Medeiros. No dia 7, a ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz, na costa norte de São MIguel, abordará o tema “Dizer e fazer :uma nova espiritualidade cristã para todos em especial para os jovens hoje e no nosso meio. Que fazer?”, com o padre Francisco Rodrigues.
Os últimos dois dias da Novena dos Espinhos serão assegurados por Ponta Delgada com a ouvidoria a falar, no dia 8, sobre “A dinâmica do amor e do serviço hoje. Todos os jovens são chamados a uma vocação seja na família ou na vida consagrada”, com o padre Bruno Espínola e, no dia 9, a equipa da Pastoral juvenil diocesana encarregar-se-á de refletir sobre “Cristo vive” hoje, aqui e agora. A caminhada da nossa diocese para as Jornadas Mundiais da Juventude. O que nos é pedido a todos: com pressa e nesta hora?!”. A animação será dirigida pelo responsável pela pastoral juvenil diocesana, padre Norberto Brum.
No dia 10, dia da festa dos Espinhos, presidirá à celebração o bispo de Angra, D. Armando Esteves, que depois da celebração da Eucaristia procederá á bênção da nova imagem de Madre Teresa da Anunciada, que será colocada no adro da Igreja do Santuário da Esperança.
“Trata-se de um projecto concebido e acompanhado por Armando Moreira, um grande devoto deste culto, que ficou um pouco mais atrasado por causa da pandemia” esclarece o reitor. A atual estátua da religiosa, que se encontra numa das paredes do Convento, ao pé do banco de Antero, será colocada no jardim da roseira de Madre Teresa e junto à Capela do Senhor Santo Cristo. A nova estátua ficará mais próxima da entrada principal do Santuário.
“A inauguração desta estátua é também uma forma de iniciar as comemorações dos 365 anos de Madre Teresa da Anunciada” acrescenta o cónego Adriano Borges.
Esta estátua é uma oferta da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que tem agora um novo projecto para valorizar também a zona do Banco de Antero de Quental, na parece lateral do Convento da Esperança.
O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres é a Igreja JMJ2023 da ouvidoria de Ponta Delgada. Foi ali que os símbolos da JMJ se despediram da Região em junho passado, com uma celebração presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar.