Placa evocativa foi descerrada este sábado
O Pe Edmundo Pacheco, falecido em abril, foi homenageado este sábado pela Junta de Freguesia da Matriz da Ribeira Grande, numa iniciativa conjunta com os Amigos da Ribeira Grande da Nova Inglaterra.
A placa evocativa com o nome do sacerdote, natural da Ribeira Grande, que serviu durante cerca de 40 anos as duas principais paróquias da cidade- Conceição e Matriz de Nossa Senhora da Estrela- foi descerrada este sábado, dia em que se assinala o dia da freguesia.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio; presidente da Junta de Freguesia, Mário Furtado; o Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves ;Alfredo Ponte, da Associação dos Amigos da Ribeira Grande da Nova Inglaterra, EUA, o ouvidor eclesiástico da Ribeira Grande e pároco da Matriz de Nossa Senhora da Estrela; Pe Manuel Galvão; familiares e amigos.
Foi de resto em tom de “proximidade e amizade” que decorreu a cerimónia , sempre debaixo de chuva, com todos os intervenientes a sublinharem o “apreço” pelo trabalho e “legado” do Pe Edmundo Pacheco.
Alfredo da Ponte destaco “as marcas e as histórias” do sacerdote que por variadas vezes lhe pediu para “fazer umas quadras para publicar na comunicação social”. Acabou por fazê-lo nesta homenagem, apresentando a vida e a obra do sacerdote em rima.
O Pe Edmundo Pacheco serviu durante 18 anos como pároco da Matriz e faleceu em abril passado, com 89 anos de idade.
Sócio fundador do Lions Clube da Ribeira Grande, entrou para o Seminário Episcopal de Angra com dez anos e foi ordenado aos 22, com uma autorização especial do Papa Pio XI. Esta autorização valeu-lhe o epiteto de sacerdote mais novo do país. Curiosamente foi ordenado a 13 de junho de 1948, altura em que se encontrava de visita aos Açores a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.
Esta homenagem insere-se nas festas da Matriz que assinala os 50 anos da Imagem do sagrado Coração de Jesus da Ribeira Grande, que amanhã voltará a sair à rua em Procissão, ás 17h00.