Primeiro turno de CPM realiza-se este fim de semana no Seminário de Angra
Cerca de 40 casais de noivos da ilha Terceira vão fazer o seu Curso de Preparação para o Matrimónio(CPM) durante este fim de semana, entre sábado e domingo, no Seminário Episcopal de Angra, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.
Trata-se do primeiro turno de dois turnos de CPM que a ouvidoria de Angra organiza em cada ano pastoral e, para já, regista uma adesão mais significativa, com “um maior número de casais face ao habitual neste primeiro momento de formação”, diz o assistente espiritual do CPM na ilha Terceira, Cón. Gregório Rocha.
Nos últimos três anos, este número de casais era frequente no segundo turno, em março e, nesta altura havia sempre menos gente a frequentar o CPM. Outra diferença radica na idade dos casais que “parecem mais novos”, este ano.
A primeira sessão, designada de reunião zero, teve lugar terça feira e nela compareceram 37 casais, esperando-se , no entanto, que haja pelo menos “mais dois ou três”, que não puderam estar presentes mas que deverão integrar “o retiro” de fim de semana.
A ouvidoria da Terceira opta por uma formação intensiva de dois dias, a que acresce a primeira sessão para conhecimento mutuo. A equipa formadora de ilha é composta por seis casais e um assistente espiritual.
Questionados sobre as razões porque procuram o CPM, os jovens casais de noivos mantém as respostas habituais, ou seja, “porque o CPM é obrigatório para celebrar o matrimónio”, mas “muitos já vêm com outra intenção” e por isso, “aproveita-se este momento para os integrarmos na vida da igreja, convidando-os a participar nos movimentos”.
Os CPM´s são obrigatórios para quem quer celebrar o matrimónio religioso e são organizados em função de temas. Cada casal formador prepara um tema que é apresentado aos futuros casais de uma forma testemunhal e depois, há trabalho de grupo.
O próximo turno de CPM na ilha Terceira realiza-se a 8, 12 e 13 de março do próximo ano.
(Com Nuno Pacheco de Sousa)