“Não podemos fazer dos jovens meros consumidores das nossas ações”

Diretor do Serviço diocesano da Pastoral Juvenil defende maior protagonismo dos jovens nas comunidades cristãs

Os jovens devem ser corresponsabilizados no desenvolvimento da pastoral juvenil pois “são os melhores evangelizadores de outros jovens”, defende o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil da diocese de Angra.

O Pe Norberto Brum é o convidado do programa de rádio Igreja Açores que vai para o ar no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores, a partir do meio dia, do próximo domingo, dia 9, e afirma que as comunidades cristãs devem dar espaço aos jovens.

“Eles têm de ser protagonistas caso contrário transformam-se em consumidores e de tanto consumirem ficam consumidos” refere o sacerdote que esta semana participou numa reunião que juntou o prelado diocesano a todos os responsáveis da juventude em seis das nove ilhas da diocese insular.

“A nossa prioridade é darmos prioridade aos jovens;  mesmo num contexto de dificuldade temos de ser capazes de ser criativos e conseguirmos fazer dos jovens agentes da sua pastoral” afirma o Pe Norberto Brum sublinhando que a evangelização dos jovens deve ser feita pelos próprios jovens.

“Eles têm de ser produtores; há resistências mas temos de ser persistentes” pois os jovens “precisam estar mais envolvidos nas suas comunidades”.

“Um dos problemas que sentimos nos Açores prende-se com esta dificuldade para o compromisso”, refere ainda o sacerdote. “Os jovens têm noção do outro, das suas carências, são solidários, querem fazer voluntariado mas em ações pontuais; dificilmente se comprometem de uma forma mais prolongada”, frisa ainda o sacerdote que é padre in solidum em duas paróquias da cidade de Ponta Delgada- Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima (Lajedo).

Na entrevista ao programa de rádio Igreja Açores o Pe Norberto Brum fala dos desafios que a pastoral juvenil tem ao nível da articulação com outras pastorais, nomeadamente a vocacional e da necessidade de cada ilha, à sua dimensão, ser capaz de dar resposta aos problemas da juventude.

“Os jovens são produtos dos seus contextos e por isso não há receitas únicas. Cada ilha tem de ser capaz de colocar os jovens em ação. Mais do que dar receitas temos de dar espaço a que os jovens desenvolvam as suas próprias receitas”, conclui.

O programa de rádio Igreja Açores, conduzido por Tatiana Ourique, abordará este domingo a reunião da juventude em Ponta Delgada; o V Roteiro da Saúde Mental nos Açores e o inicio da visita pastoral do bispo de Angra à ouvidoria da Terceira. Para ouvir, a partir do meio dia, no Rádio Clube de Angra e Antena 1 Açores. Terá transmissão também nos Estados Unidos e Canadá.

 

Scroll to Top