Festa realizou-se este domingo
Mais de três centenas de músicos das seis Paróquias da Zona Pastoral da Madalena, homenagearam Santa Cecília, Padroeira dos músicos, nnuma festa que se assinalou este domingo.
A partir das 11 horas da manhã desfilaram pelas principais artérias da Vila da Madalena, rumo à Igreja Matriz, as três filarmónicas e os seis grupos folclóricos do concelho, que com os seus acordes musicais davam o mote à alegria dos músicos madalenenses, na sua homenagem anual a Santa Cecília, informa uma nota da Ouvidoria do Pico, enviada ao Sítio Igreja Açores.
Ao meio dia foi celebrada a Solene Eucaristia, presidida pelo Pároco e Ouvidor do Pico, Pe. Marco Martinho.
Os vários momentos da celebração foram animados por um coral com cerca de 40 vozes, provenientes das capelas das várias Paróquias da Zona Pastoral.
O momento do ofertório foi feito ao som das “harmonias da Filarmónica Lira Madalense, enquanto os grupos folclóricos o solenizaram, trazendo ao altar os frutos da terra e o trabalho do homem, característicos de cada uma das suas freguesias”, informa a nota.
“No momento da incensação das oblatas foi a vez do coro da Madalena, na comunhão ergueram-se os acordes da Filarmónica União e Progresso Madalense e na acção de graças a Filarmónica Lira de São Mateus fez brotar a alegria do coração”, descreve ainda a nota.
No final da celebração as três filarmonicas entoaram o hino a Santa Cecília, seguindo-se um convivio na sede da Filarmónica União e Progresso Madalense, oferecido pelo municipio da Madalena.