Movimento dos Cursilhos de Cristande inicia ano pastoral na primeira semana de outubro

Cursilhistas recomeçam a atividade nas ilhas da Terceira e São Miguel a 3 e 4 de outubro

A realização de um “retiro de mudança”, entre hoje e domingo, na ilha Terceira com a presença de uma equipa nacional do Movimento dos Cursilhos de Cristande (MCC) marca o arranque do ano pastoral para os cursilhistas terceirenses.

É a segunda vez que se faz este retiro, especificamente destinado a cursilhistas que estão envolvidos no MCC de uma forma mais permanente e, o secretariado diocesano espera uma adesão idêntica à que teve o ano passado, quando organizou a primeira “formação” do género, alguma vez feita em Portugal.

Tal como no ano passado , o  “retiro de mudança” será orientado pelo assistente nacional do MCC, Pe Ricardo Almeida (que substituiu este ano o Pe Senra Coelho que foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga), pelo presidente do Secretariado nacional, Saúl Quintas e mais dois formadores cursilhistas nacionais, a que acresce naturalmente o secretariado diocesano do Movimento bem como o seu assitente espiritual. Pe José Júlio Rocha.

“Este momento é muito importante para os cursilhistas porque é uma oportunidade de aprofundarmos a nossa formação com vista a uma melhor ação” disse ao Sítio Igreja Açores, a responsável pelo secretariado regional do MCC, Benvinda Borges.

“Muitas vezes faz-se um cursilho e depois por questões de natureza diversa não conseguimos manter uma atividade regular dentro do espirito cursilhista. Este retiro de mudança é um alento para nós aprofundarmos a nossa ação”, conlcui a dirigente do MCC.

O primeiro Cursilho terá lugar já no mês de outubro, entre 16 e 19 para homens e de 23 a 26 para senhoras.

As duas equipas dos cursilhos já estão “no terreno” a organizar e a programar as várias actividades dos cursilhistas que se organizam em três centros de escola- Angra, Fontinhas e Biscoitos- onde semanalmente realizam várias atividades.

O primeiro tema a ser tratado será o Concilio Vaticano II.

Também em São Miguel, a atividade dos cursilhistas começa no dia 4 de outubro.

A abertura do novo ano Cursilhista terá lugar na Ouvidoria da Lagoa, na paróquia de Santa Cruz da Lagoa. As actividades terão início pelas 17h00 no Convento dos Franciscanos, terminando com uma Eucaristia na Igreja de Santa Cruz às 19h00.

Em Santa Maria, no próximo mês de novembro, entre os dias 20 a 23 e 25 e 27, realizam-se dois Cursilhos de Cristandade para homens e mulheres, respetivamente, estimando-se no total a presença de 25 casais. O Movimento mantém, também, a realização dos encontros mensais, as ultreias.

 

O MCC está em Portugal há 54 anos e já formou 120 mil pessoas. Só na Diocese de Lisboa já se organizaram mil cursilhos. Nos Açores o Movimento está presente em São Miguel e na Terceira, que no ano passado comemorou o seu meio século de vida, com a realização de uma Ultreia Nacional, a primeira realizada fora do território continental.

O MCC é um movimento católico de cariz ambiental  e por isso, o apelo do Papa Francisco à cultura do encontro é “familiar”.

Scroll to Top