Movimento de Romeiros de São Miguel assinala 500 anos de Romarias Quaresmais

Efeméride começa a ser celebrada no dia 1 de outubro com uma sessão solene em Ponta Delgada

O Movimento de Romeiros de São Miguel vai celebrar os 500 anos das Romarias Quaresmais durante este ano pastoral e a primeira iniciativa tem lugar já no dia 1 de outubro, com um programa que começa na Câmara Municipal de Ponta Delgada, com a conferência “Romeiros em São Miguel: a resistência de uma fé”, da professora da Universidade dos Açores Susana Goulart Costa, informa uma nota enviada pelo movimento ao Igreja Açores.

A sessão solene, no Salão Nobre dos Passos do Concelho, começará às 9h30, seguindo-se, às 11h20, a inauguração de Exposição alusiva aos 500 Anos Romarias Quaresmais de S. Miguel, no centro histórico da cidade (Lado Norte da Matriz). O programa prossegue com uma Eucaristia, na Igreja Matriz de Ponta Delgada e à noite, a Igreja receberá o concerto do grupo Vox Cordis. De referir que a exposição será itinerante percorrendo toda a ilha durante o ano das comemorações.

Entre os dias 21 e 23 de outubro, as comemorações ganham um novo evento, com a celebração do dia do Romeiro, a 23 de outubro, em Vila Franca. É uma data particularmente importante a onde os romeiros e as suas famílias participam num dia de convívio, marcado por momentos de reflexão espiritual, cultural e histórica.

Em novembro realizar-se-á a 20 de novembro, dia de Cristo-Rei, haverá um encontro formativo com o padre José Júlio Rocha, que integrará todos os ranchos.

Além desta iniciativa, os romeiros já aprovaram as suas actividades para o ano, particularmente festivo, e que marcará o regresso das Romarias Quaresmais três anos depois da sua interrupção por causa da crise pandémica, no qual o retiro anual, a 29 de janeiro, ganha uma nova importância. A participação dos diferentes ranchos de romeiros é, por isso, esperada em massa. As Romarias Quaresmais estarão na estrada entre 25 de fevereiro e 6 de abril.

Agendadas estão, igualmente, uma iniciativa de solidariedade já praticada há muitos anos, em colaboração com o Serviço de Hematologia do Hospital do Divino Espírito Santo, a dádiva de sangue; a participação na Missa do Senhor Santo Cristo, a 13 de maio bem como na Procissão solene, a 14.

O Dia do Romeiro será comemorado a 23 de abril.

O Movimento terminará o ano pastoral, em 2023, com as habituais reuniões em cada uma das ouvidorias de São Miguel: nas Capelas (Pilar da Bretanha) a 26 de abril, na Ribeira Grande (Ribeira Seca) a 28 de abril, em Ponta Delgada (Sete Cidades) a 2 de maio, em Vila Franca do campo (Água D´Alto) a 4 de maio, na Povoação (Lomba do Loução) a 5 de maio, em Ponta Delgada nascente (Fajã de Baixo) a 9 de maio, na Lagoa (Cabouco) a 10 de maio, no Nordeste (Algarvia) a 16 de maio e nos fenais da Vera Cruz (Lombinha da Maia) a 17 de maio.

O Movimento irá ainda promover outras atividades comemorativas dos 500 anos até outubro, envolvendo todos os municípios, estando já previstas o festival musical pela Paz, o festival de sopas, em junho e julho, respetivamente. Em agosto haverá ainda um Trilho pela Paz. As comemorações terminam com uma sessão de encerramento em outubro.

 

 

Scroll to Top