Movimento da Mensagem de Fátima reativa sub-secretariado em São Jorge

Dirigentes diocesanos querem uma maior participação das diferentes ilhas

Três responsáveis do Secretariado Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima acabam de se reunir com mensageiros de São Jorge com o objetivo de reativarem o sub-secretariado do movimento na ilha.

“É um passo importante para a reestruturação do movimento que tem vantagens do ponto de vista pastoral e de organização logística” referiu ao Igreja Açores o responsável Nélson Gonçalves.

“Estivemos a contactar os mensageiros das paróquias do Topo, Santo Antão e Ribeira Seca para ver quais as possibilidades de se restabelecer uma organização do movimento na ilha e as coisas estão encaminhadas” , garantiu ainda o responsável.

Uma maior participação de todos os açorianos, a reativação de núcleos e o rejuvenescimento do próprio movimento são três dos objectivos que a atual equipa liderada por Nelson Gonçalves, como responsável do secretariado e pelo assistente diocesano Pe Júlio Rocha, têm desde que assumiram a liderança.

“O nosso grande objetivo é dinamizar o movimento trazendo gente nova. Não é que os mais velhos não façam falta – fazem com certeza- mas até para que haja continuidade temos de aliciar os jovens, o que não é fácil porque hoje há muita dificuldade para assumir compromissos mais ou menos duradoiros, mas eles são fundamentais para trabalharem nas paróquias”, sublinha Nelson Gonçalves..

O Movimento da Mensagem de Fátima, que está presente em todas as dioceses do país, incluindo as das regiões autónomas, remonta a 1926, altura em que o cónego Manuel Formigão criou a “Associação de Nossa Senhora do Rosário” cuja finalidade era ajudar os seus membros a “conhecer, viver e difundir a Mensagem de Fátima”.

Passados dois anos o Bispo de Leiria transformou-a na Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, aprovando os seus Estatutos e em 1934, o Episcopado português, reunido em Assembleia Geral no Santuário de Fátima, aprova os primeiros Estatutos que transformam esta Confraria na “Pia União dos Cruzados de Fátima”. Em 1984, altera-se de novo o seu nome para Movimento dos Cruzados de Fátima e só dez anos mais tarde, em 1994, é que fica consagrado o nome de Movimento da Mensagem de Fátima.

Mensagem de Fátima “é um convite e uma escola de salvação,  iniciada pelo Anjo da Paz (1916) e completada por Nossa Senhora (1917), tendo sido vivida de maneira histórica pelos Três Pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta”, diz a página oficial do Movimento .

A mensagem de Fátima sublinha a necessidade da conversão permanente, da oração e do sentido da responsabilidade coletiva bem como a prática da reparação.

A aceitação desta mensagem traz consigo a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, que é símbolo de um compromisso de fidelidade e de apostolado.

Oração, Peregrinos e Doentes são Campos de Pastoral que o Movimento assume ao procurar entender os pedidos de Nossa Senhora em Fátima e as manifestações dos primeiros peregrinos que acorriam à Cova da Iria.

Nos últimos anos, o  Movimento da Mensagem de Fátima está particularmente ativo nas lhas Terceira e São Miguel.

 

 

Scroll to Top