Professor Jorge Cunha é o presidente da Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral. Próxima reunião em 2026 será nos Açores
Os membros da Associação Teológica Ibérica para o Estudo da Moral (ATIEM) estiveram reunidos, nos dias 20 e 21 deste mês, na cidade de Salamanca (Espanha) e refletiram sobre “Pensar a Teologia Moral hoje: misericórdia e verdade”.
Neste encontro da ATIEM, que tem como presidente o professor da Universidade Católica Portuguesa – Porto, Jorge Cunha, participaram teólogos e teólogas que ensinam teologia moral em universidades e centros académicos na Espanha e Portugal, “destacando a riqueza da universalidade com a presença de moralistas da Itália, Venezuela, República Dominicana e Tanzânia”.
O tema principal foi desenvolvido a partir de vários campos de estudo da moralidade: “o seu fundamento e a sua aplicação prática na moral da pessoa, na bioética, na moral social ou na pastoral”, informa uma nota citada pela Agência Ecclesia.
O professor redentorista, D. Marciano Vidal, abriu o encontro com uma palestra sobre a “Contribuição da reflexão teológico-moral para a implementação do Caminho Sinodal na Igreja hoje” e o jesuíta Carlo Casalone, da Pontifícia Academia da Vida, falou sobre “o papel da transdisciplinaridade no pensamento da ética da vida”.
“A encruzilhada ética colocada pela mudança de paradigma cultural” foi o tema refletido por Román Ángel Pardo Manrique e o professor da Universidade de Navarra,
Ramiro Pellitero, ofereceu as “principais pistas da Dimensão Pastoral da Teologia”.
O encontro foi encerrado por Julio Luis Martínez, SJ, da Universidade Pontifícia Comillas falando sobre “O desenvolvimento da doutrina moral: algumas chaves para a validade da ‘consciência histórica’ na teologia moral”.
A associação renovou a sua direção que será presidida nos próximos anos pelo professor Jorge Cunha, da UCP-Porto, que encerrou a conferência recordando as raízes do trabalho da teologia moral com as peculiaridades específicas do Sul da Europa.
Nesta reunião participou o Vigário Episcopal para o Clero de Angra, o teólogo moralista, padre José Júlio Rocha, que integra também nos próximos dois anos a direção da associação internacional. O próximo encontro realiza-se em 2026 e será nos Açores. (Com Ecclesia)
(Notícia atualizada esta segunda -feira, às 18h00)