Iniciativa visa levar “mensagem de esperança” que Francisco transmitiu a 27 de março de 2020, numa Praça de São Pedro deserta
O Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, e a Agência Espacial Italiana vão lançar uma missão conjunta, para celebrar a mensagem que Francisco transmitiu a 27 de março de 2020, numa praça deserta, no início da pandemia.
A iniciativa vai ser apresentada, em conferência de imprensa, no terceiro aniversário da oração extraordinária – ‘Statio Orbis’ – a que Francisco presidiu, na Praça de São Pedro, com transmissão para todo o mundo.
A missão ‘Spei Satelles’ (satélites da esperança) é vista como um “momento único na história da exploração espacial e na vida da Igreja Católica”.
“Três anos depois das históricas imagens do Papa, na Praça de São Pedro, uma mensagem de esperança para a humanidade vai descolar, à volta do espaço, para envolver e chegar a cada vez mais pessoas”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Santa Sé adiantou, ainda, uma colaboração do Observatório Astronómico do Vaticano, “em busca de novos mundos” com astrónomos do Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam (Alemanha).
A parceria visa realizar uma investigação espectroscópica sobre mais de mil estrelas brilhantes que são passíveis de abrigar exoplanetas próprios.
(Com Ecclesia)