Eucaristia semanal tem lugar às 9h00
Durante os meses de verão a Ermida de Nossa Senhora da Paz, em Vila Franca do Campo, oferece semanalmente, aos sábados, uma eucaristia às 9h00. A celebração visa dinamizar liturgicamente, de forma regular , as ofertas neste lugar que há muito ambiciona ser elevado a Santuário.
Estas missas, que se iniciam imediatamente a seguir à festa de São Miguel Arcanjo, começaram em 2008. Até então as únicas celebrações festivas existentes eram por ocasião da festa, em novembro, e por altura da celebração do Senhor da Pedra, em agosto. A partir de 2008 passaram a ser celebradas de forma regular até final de setembro.
No mês de abril o Conselho Presbiteral deu voto favorável à pretensão expressa pelo ouvidor de Vila Franca do Campo, sugerindo ao bispo diocesano a criação deste Santuário Mariano na ilha de São Miguel.
A ermida de Nossa Senhora da Paz localiza-se no alto do Monte de Nossa Senhora da Paz, concelho de Vila Franca do Campo e é lugar de paragem obrigatória em vários percursos turísticos.
Trata-se de um templo quinhentista, anterior a 1522, que foi reconstruído em 1764 e frequentemente restaurado com o passar dos séculos. Segundo a tradição, a Ermida foi construída no local onde um pastor encontrou uma imagem de Nossa Senhora, numa gruta.
No ano de 1968 foi construída a imponente escadaria de 100 degraus e 10 patamares. A escadaria representa nos seus patamares os Pai-Nossos dos Mistérios Gozosos e Dolorosos e os degraus são referentes às Ave-Marias. O conjunto total representa dois terços do rosário.
O templo foi desenhado por Alberto Albergaria da Silva Pacheco, e os Mistérios Gozosos e Dolorosos de Cristo estão representados em cinco painéis de azulejos, atrás da Ermida. Na base da escadaria está o busto do Prior António Jacinto de Medeiros, sacerdote da Igreja Matriz por 58 anos e responsável por diversos melhoramentos na Ermida.