Cerimónia terá lugar na segunda-feira do Espírito Santo, a 29 de maio
As Santas Casas da Misericórdia de Angra e da Praia vão receber duas das 27 insígnias que o Parlamento Regional irá entregar no próximo dia 29 de maio, Dia dos Açores, a pessoas e instituições como forma de distinguir em vida ou a título póstumo, os cidadãos e as pessoas coletivas que se notabilizaram por méritos pessoais ou institucionais, actos, feitos cívicos ou por serviços prestados à Região, conforme o disposto no Decreto Legislativo Regional de novembro de 2002.
As Santas Casas, ambas com mais de meio milénio ao serviço da ilha Terceira, são instituições particulares de solidariedade social, cuja missão consiste na prática da solidariedade social, desenvolvendo intervenções centradas no indivíduo, na família e na comunidade, funcionando como um agente de desenvolvimento local e comunitário.
Ambas prestam serviços diversificados destinados a crianças, jovens, idosos, deficientes, desempregados e outros grupos vulneráveis da comunidade local. Desenvolve atividades nas áreas dos cuidados de saúde e bem-estar, reabilitação, inserção e reinserção social, formação e qualificação profissional.
O Dia dos Açores foi instituído pelo parlamento açoriano em 1980, destinado a comemorar a açorianidade e a autonomia do arquipélago. É a maior celebração religiosa e cívica dos Açores.
A escolha da Segunda-Feira do Espírito Santo (também conhecida por Dia do Bodo ou Dia da Pombinha), isto é, a segunda-feira imediatamente após a festa religiosa do Pentecostes, alicerça-se no facto da comemoração do Espírito Santo – em que se entrelaçam as mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança -, constituir a principal festividade do povo açoriano.