Memorial evocativo de Madre teresa da Anunciada vai ser inaugurado na Ribeira Grande

Iniciativa ocorre no dia 20, véspera da festividade do Coração de Jesus da Ribeira Seca

O Memorial da Madre Teresa da Anunciada, a religiosa responsável pela implementação do culto ao Senhor santo Cristo dos Milagres, cujo processo de beatificação está em fase preliminar com os estudos e a investigação de uma Comissão histórica, vai ser inaugurado no dia 20 de agosto, sendo o projecto da autoria do escultor Rui Goulart.

De acordo com uma nota da Comissão Fabriqueira da paróquia da Ribeira Seca, a cerimónia iniciar-se-á pelas 17h30 com o desfile da Charanga dos Bombeiros da Ribeira Grande, seguindo-se o descerramento do monumento “Registo do Senhor Santo Cristo com Madre Teresa”.

Às 18h00 é celebrada uma missa campal, no adro da Igreja de São Pedro, que será animada por um grupo inter-paroquial.

A pretensão dos promotores da criação deste monumento é contribuir para o impulsionamento da causa de beatificação da religiosa da Ribeira Grande.

Recorde-se que em 2018, o bispo de Angra, D. João Lavrador, encarregou o atual reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o cónego Adriano Borges, da abertura de um novo processo canónico sobre a madre Teresa d’Anunciada, depois de terem sido elaborados dois processos jurídicos sem que nenhum deles tenha chegado à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma.

De acordo com o reitor do Santuário, o primeiro processo foi iniciado a 5 de maio de 1738, por iniciativa do Bispo dos Açores. D. Frei Valério do Sacramento; enquanto o segundo processo canónico, com data de 6 de agosto do mesmo ano, foi iniciado por decisão do Provincial dos Franciscanos nos Açores, e conduzido pela Ordem de São Francisco – tendo resultado destes processos a confirmação da vida virtuosa de Madre Teresa d’ Anunciada.

O novo e terceiro processo jurídico, visando a eventual canonização de Madre Teresa d’ Anunciada, está numa fase muito inicial, estando predefinida uma comissão encarregue de proceder a um estudo histórico aprofundado e que se prevê moroso, envolvendo especialistas em diversas áreas da investigação religiosa e secular.

Nascida e batizada no dia 25 de Novembro de 1658, na freguesia de São Pedro, da então vila da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, recebeu o nome de Teresa de Jesus, escolhido em homenagem a Santa Teresa de Jesus.

Entrou para o Convento da Esperança, onde tomou o nome de Teresa da Anunciada e iniciou o seu noviciado a 19 de novembro de 1681, tendo feito depois os votos solenes a 23 de julho de 1683.

A devoção de Madre Teresa pelo Senhor Santo Cristo deve-se a sua irmã, Joana de Santo António, que lhe fez notar o quanto aquela Imagem era milagrosa, necessitando de ser cuidada e alumiada. Teresa tomou a seu cargo esta tarefa para o resto da vida, o que muito contribuiu para aumentar a sua fé e devoção. Morreu, com fama de santidade, em 16 de maio de 1738.

 

(Imagem existente junto ao Convento da Esperança)

 

 

Scroll to Top