O tema será exposto pelo Pe Abel Vieira esta sexta feira O Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC) realiza amanhã a primeira ação formativa deste ano pastoral sobre o Concílio Vaticano II, proferida pelo Pe Abel Vieira, pároco de Santa Cruz, que terá lugar no Salão Nobre do Seminário Episcopal de Angra, na ilha Terceira.
Trata-se de uma iniciativa inserida no âmbito formativo dos cursistas ao longo do ano pastoral. Esta ação formativa, sobre o Concílio Vaticano II, é a primeira deste ano e visa “esclarecer” os leigos sobre a importância do Concílio na história e na vida da igreja.
“Muitos dos nossos cursistas viveram já na época pós conciliar e por vezes, de forma natural, nem se apercebem das diferenças existentes entre o período antes do Concílio e o pós Concílio”, sublinhou ao Sítio Igreja Açores o responsável diocesano pelo MCC, Pe Júlio Rocha.
“O Concílio foi muito importante na história da igreja e, por isso, é necessário revisitarmos algumas das suas ideias, até mesmo aquelas que ainda carecem de aplicação, para que possamos agir sempre na linha conciliar”, acrescentou o responsável.
Estes encontros mensais, destinados exclusivamente aos cursistas e subordinados sempre a um tema de estudo previamente definido, constituem uma oportunidade formativa para todos.
No próximo mês de fevereiro o tema de estudo a desenvolver será relacionado com a família.
Os Cursilhos de Cristandade nasceram nos anos quarenta em Palma de Maiorca, Espanha.
A história do MCC está intimamente ligada à história de Eduardo Bonnín Aguiló, um homem profundamente marcado por uma “inquietação apostólica”.
O MCC está nos Açores há mais de meio século, com particular vitalidade nas ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria, onde já se realizaram 380 cursilhos.