Iniciativa inaugura as atividades regulares do Movimento, depois da Eucaristia de abertura do Ano Pastoral
O Movimento Cursilhos de Cristandade, em São Miguel, recomeça as suas atividades no próximo dia 15 com a realização da primeira “escola”, centrada nas ideias fundamentais do movimento.
De acordo com a metodologia do Movimento, as atividades periódicas extra cursilho dividem-se em escolas ou encontros que alternam a temática entre as Ideias Fundamentais do Movimento, os temas sociais, os temas de Igreja e as ultreias mensais. Em São Miguel, por opção, os “encontros” serão sobre temas sociais como “O papel do cursilhista na evangelização” (12 de novembro), o “Amor ao longo da Vida” (21 de novembro de 2024) e o “Papel do Estudo a relação com Cristo e na vida do dia-a-dia (6 de maio de 2025). As “escolas”, agendadas para os dias 26 de novembro de 2024, 14 de janeiro, 11 de março, 29 de abril e 20 de maio, versam mais sobre reflexões a partir dos esquemas do Movimento.
Do programa de atividades destaque para a realização do cursilho de homens nº 209, que se realizará de 20 a 23 de fevereiro e o cursilho nº 204 de mulheres, de 27 de fevereiro a 2 de março.
O MCC em São Miguel terá ainda a 6 de dezembro uma festa de Natal e na Semana Santa, a 15 de abril, um momento de Espiritualidade e Reflexão.
Todas as actividades das escolas, encontros e cursilhos decorrerão no Centro Pastoral Pio XII, em Ponta Delgada. As escolas e os encontros terão sempre início às 20h30.
Este ano comemoram-se os 61 anos da chegada do 1º Cursilho de Cristandade aos Açores, que foi de homens e realizou-se entre 11 e 14 de setembro de 1963, em Angra do Heroísmo e contou com 37 participantes. O primeiro Cursilho de Senhoras teve lugar quase um ano depois, de 5 a 8 de setembro de 1964 e realizou-se em Ponta Delgada com a participação de 47 Cursilhistas. Os Cursilhos expandiram-se na região, realizando-se em vários locais. Desde o seu início, pela vivência de um Cursilho de Cristandade “já passaram”, entre homens e mulheres, mais de 12.000 pessoas.
O primeiro Cursilho da história celebrou-se em Cala Figuera de Santanyí, em Maiorca, de 19 a 22 de agosto de 1944, usando como base o “Estudo do Ambiente” de Eduardo Bonnín que teve a missão designada de reitor, levando consigo como dirigentes, José Ferragut e Jaime Riutort. Foi Diretor Espiritual desse primeiro Cursilho D. Juan Juliá. Assistiram ao primeiro Cursilho 14 jovens.
O MCC contou nos seus inícios, de entre outros sacerdotes, com o entusiasmo de D. Sebastián Gayá (autor da “Hora Apostólica” e do “Guia do Peregrino”) e com a aprovação eclesial de D. Juan Hervás, que a 1 de março de 1947 chega a Maiorca como Bispo Diocesano, batizando estes encontros, em 1953, como Cursilhos de Cristandade.
O Movimento na região tem um Secretariado Diocesano em Angra e o sub-secretariado em São Miguel.