Iniciativa terá lugar nas Capelas este domingo
O Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), em São Miguel e o Serviço Diocesano da Pastoral da Juventude vão assinalar o último domingo do advento com um evento conjunto, que se realiza nas Capelas, amanhã, 21 de dezembro, a partir das 17h00.
A iniciativa, que pretende assinalar esta festa da família, começa com uma eucaristia, que será presidida pelo responsável diocesano pela pastoral juvenil e assistente do MCC em São Miguel, Pe Norberto Brum e depois realiza-se um convivio, em que cada um é convidado a partilhar o que leva.
O MCC, que está em Portugal há 54 anos e já formou 120 mil pessoa, já realizou na Diocese de Angra este ano, sete cursilhos, três na Terceira e outros dois em São Miguel e em Santa Maria, com a particularidade de, na ilha Terceira, se ter realizado um Cursilho de mudança para assinalar o inicio das atividades deste ano pastoral. De resto, já se realizaram nos Açores 187 cursilhos para senhoras e 192 para homens.
O MCC nasceu em Espanha, por iniciativa de jovens da Ação Católica, entre os quais se destaca Eduardo Bonin.
Os Cursos de Cristandade representam “um bem espiritual” de que beneficiam homens e mulheres e são uma resposta atual aos desafios lançados a todos os cristãos no sentido de viverem a fé de “forma concreta”, “consistente” e “esclarecida”. O cursilho de cristandade dirige-se, preferencialmente, a casais que procuram um aprofundamento das temáticas cristãs.
Para os organizadores deste convivio de Natal, que junta o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil ao sub secretariado do MCC em São Miguel, é uma oportunidade de promover “um econtro integeracional”, indo ao “essencial dos cursos de cristandade que é a aposta na família”.