Matriz da Madalena celebra o Sagrado Lausperene e Solenidade do Senhor dos Passos

A Paróquia Matriz de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico, iniciou na manhã desta quinta-feira o Sagrado Lausperene, que se prolongará até ao próximo sábado.

Começou esta quinta feira na Paróquia de Santa Maria Madalena, na ilha do Pico, a celebração da solenidade do Lausperene, que se prolonga até ao próximo sábado, informa uma nota da Ouvidoria a que o Portal da Diocese teve acesso esta quinta feira.

 

O Santíssimo Sacramento estará, nestes três dias, exposto desde as oito horas da manhã até às 18 horas.

 

No último dia, sábado 22 de março, será interrompida a adoração, pelas 18h00 para a celebração da Eucaristia vespertina antecipada de Domingo, voltando novamente a ser exposto o Santíssimo Sacramento até à meia-noite, hora em que se encerrará este Sagrado Lausperene com a bênção do Santíssimo.

 

Integrado neste Sagrado Lausperene será celebrado o tríduo de preparação para a Solenidade do Senhor dos Passos, que decorrerá no próximo Domingo.

 

Além da adoração Eucarística, já referida, haverá nos três dias de tríduo, Via-Sacra às 18h00 e Missa , meia hora mais tarde.

No próximo Domingo, 23 de março, em comunhão eclesial com a vizinha Paróquia de Nossa Senhora das Dores da Criação Velha, a Paróquia Matriz de Santa Maria Madalena vai celebrar a Solenidade do Senhor dos Passos, presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Hélder Fonseca Mendes.

 

Pelas 16 horas sairão as duas procissões. Da Matriz sairá a procissão com a veneranda imagem do Senhor dos Passos e o pálio com o Santo Lenho, acompanhados pelos cristãos da Madalena ao som das marchas fúnebres da Filarmónica Lira Madalense.

 

A outra procissão sairá do Centro de Saúde da Madalena com a veneranda imagem de Nossa Senhora das Dores, acompanhada pelos cristãos da Criação Velha e ao som das marchas fúnebres da Filarmónica União e Progresso Madalense.

 

Ao encontro das duas procissões haverá uma breve alocução proferida pelo Pe. Marco Luciano, Ouvidor da Horta, formando-se uma única procissão até à Igreja Matriz onde será celebrada a Solene Eucaristia, presidida pelo Vigário Geral e animada pelos coralistas da Ouvidoria do Pico, que durante esta semana estiveram em formação litúrgica promovida pelo Serviço Diocesano de apoio à Liturgia.

Scroll to Top