Concerto inaugural é no dia 4 de Janeiro.
O concerto inaugural das comemorações dos 200 anos do Orgão de Tubos da Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, na Horta, realiza-se no próximo dia 4 de janeiro, pelas 20h30 e estará a cargo de João Santos, organista titular do Santuário de Fátima.
“Trata-se de uma oportunidade única para sentir este Orgão e ao longo do ano teremos mais dois grandes concertos, um na Páscoa e outro por altura do Corpo de Cristo”, disse ao Portal da Diocese o Pároco da Matriz, Pe Marco Luciano.
Atualmente, o Orgão de Tubos da Igreja Matriz do Santíssimo Salvador é o único em pleno funcionamento na Horta e tem sido, desde finais do século vinte, o centro da atividade organística do Faial.
Mais de três concertos envolvendo este instrumento são presenciados por ano, desde que foi totalmente restaurado em 1996.
Este ano e, para assinalar o segundo centenário da sua construção, já foi lançado um cd “Música Ibérica” da autoria do organista titular da Matriz, Volodymyr Samokhvalov.
Aliás será ele o intérprete do concerto agendado para a Páscoa, interpretando a Missa Paraíso, de Antero Ávila, com o coral de Santa Catarina, da Horta.