Celebração conta ainda com um Concerto de Reis
Este domingo, dia 8 de Janeiro, a Matriz da Horta assinala a festa do seu Titular, o Santíssimo Salvador, com uma Eucaristia solene às 18h00, que será animada pelo Grupo Coral litúrgico da Matriz, na qual participarão as ordens terceiras e irmandades da ilha.
Segue-se um Concerto de Reis às 19h30 pelo organista Ricardo Toste e Coral de Santa Catarina, com a direção musical do padre Marco Luciano.
No dia em que se assinala a Solenidade da Epifania do Senhor, esta festa ganha uma importância maior e constitui uma das mais emblemáticas festas religiosas da cidade faialense.
A festa esteve interrompida durante quase um século pois este orago remete para a festa da transfiguração do Senhor, que a igreja celebra a 6 de agosto. Dada a proximidade geográfica entre o Faial e o Pico, e ao facto de na ilha montanha se celebrar o Senhor Bom Jesus do Pico neste contexto litúrgico, entendeu-se suspender a festa na Horta para que os fieis pudessem acorrer em maior número ao Santuário diocesano da ilha vizinha. A festa do Santíssimo Salvador só foi retomada em 2005 com o então responsável pela igreja Matriz da Horta, Monsenhor António Manuel Saldanha. Desde então todos os anos se celebra o padroeiro da Matriz da Horta.
Também na Ribeirinha, na ouvidoria da Ribeira Grande, a paróquia celebra o seu orago principal, tal como em Rabo de Peixe, também nesta ouvidoria e no Curato de Santo Antonio do Monte, no Pico, onde haverá uma missa solene, às 11h00, com a participação de toda a catequese.