Jovens açorianos partem da mensagem do Papa para assinalarem o próximo dia 9 de abril
Nossa Senhora é a grande inspiradora do mote para as celebrações do Dia Mundial da Juventude nas ilhas Terceira e de São Miguel, que se realiza no dia 9 de abril, Domingo de Ramos.
Na Terceira, a celebração será presidida pelo bispo de Angra, D. João lavrador, e é uma organização da paróquia das Cinco Ribeiras, envolvendo os cerca de 30 grupos de jovens da ilha.
“Começaremos o dia com uma procissão de Ramos durante a qual iremos fazer uma encenação que nos conduzirá à Eucaristia que será presidida pelo Senhor Bispo e na qual participarão todos os grupos de jovens da ilha” referiu ao Igreja Açores Leonor Brasil da equipa do grupo Ser Jovem é Vida que se assume como o anfitrião desta jornada da juventude na ilha Terceira.
Durante a tarde serão desenvolvidos vários jogos e concurso de talentos nas áreas da música, do teatro e da dança.
“Trata-se de uma forma de partilharmos, desenvolvermos o espirito de equipa e de união sempre com o intuito de promover valores” refere a jovem.
Em São Miguel, a filosofia é a mesma.
A jornada diocesana que assinala o Dia Mundial da Juventude, a 9 de abril (domingo de Ramos), em São Miguel, na paróquia dos Ginetes tem como tema “Com Maria caminhamos com Jesus”, informa uma nota enviada pelo Serviço diocesano ao Sitio Igreja Açores.
“Este é um dia de encontro, de partilha de vivências e experiências”, entre os jovens das diversas Comunidades e Ouvidorias da Ilha, e pretende ser momento “privilegiado de vivência e celebração da fé: um dia de espiritualidade, celebração e alegria, despertando também nos jovens a consciência de serem igreja e chamados a ser testemunhas e Jesus junto dos outros jovens: o jovem evangeliza o outro jovem!”, refere a nota do responsável diocesano Pe. Norberto Brum.
O tema escolhido inspira-se no Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima e na própria mensagem do Papa Francisco para este dia, na qual pede para os jovens seguirem o exemplo e o compromisso de Maria.
Este ano o Dia Mundial da Juventude será marcado pela realização do Festival “Juventude God Talent”, com o qual se pretende que os jovens expressem a sua fé e os talentos dados por Deus através de artes do palco.
Nas duas iniciativas o ponto de partida é a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Juventude, publicada a 21 de março.
Francisco refere-se a Nossa Senhora que acompanha neste caminho “como Aquela que soube fazer a vontade do Senhor, que soube pôr-se a caminho para encontrar sua prima Isabel, idosa e necessitada da sua proximidade”.
“Não fica fechada em casa, porque não é uma jovem-sofá que procura estar cómoda e num lugar seguro, sem que ninguém a incomode. É movida pela fé, porque a fé é o coração de toda a história da nossa Mãe”.
“Caros jovens, Deus olha também para vós e vos chama e quando o faz vê todo o amor que sois capazes de da”, refere o Santo Padre.
O Papa prossegue na sua vídeo-mensagem recordando aos jovens que, tal como a jovem de Nazaré, também eles são capazes de deixar na História uma marca importante.
“A Igreja e a sociedade precisam de vós. Com a vossa abordagem, com a coragem que tendes, com os vossos sonhos e ideais, caem os muros do imobilismo e se abrem caminhos que nos levam para um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano”.
O Papa encoraja os jovens a cultivar, nesta caminhada, uma relação de familiaridade e amizade com a Virgem Santa.