Conferência integrou-se no ciclo de iniciativas “A Bíblia na literatura e nas artes”.
Realizou-se esta sexta-feira no Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado, a conferência de Madalena San-Bento sobre os temas bíblicos na sua obra mais recente “Da Anunciada”.
Recorrendo ao romance alicerçado em factos e eventos históricos, como a colonização dos Açores e o terramoto de Vila Franca do Campo de 1522, a autora criou uma obra em torno da figura de Madre Teresa da Anunciada, a freira clarissa que se empenhou no estímulo ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das principais referências religiosas dos Açores.
Entre as temáticas abordadas, destacou-se “a estética do Homem e de Deus, o conflito entre Criador e criatura; a paixão e os limites, o paradigma do sofrimento e a procura de sentido no valor da consciência”, segundo uma nota a que o Portal da Diocese teve acesso.
Esta obra é produto de uma “exaustiva” investigação, que durou quase dois anos.
A conferência inseriu-se num ciclo intitulado “A Bíblia na Literatura e nas Artes”, iniciado a 5 de abril de 2013, numa iniciativa conjunta do Museu Carlos Machado e da Comissão Diocesana para a Cultura.
O objetivo destas iniciativas é abordar, em conferências de periodicidade mensal, as diversas expressões que os textos bíblicos assumem nas linguagens plásticas e literárias, sobretudo como fonte de inspiração para criação de expressão cultural no mundo ocidental.