Obra de Fernando António Pimentel tem o apoio do Instituto Açoriano de Cultura
No próximo dia 28 de setembro, pelas 18h30, na galeria do Instituto Açoriano de Cultura será apresentado pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, o livro “Divino Espírito Santo, um mundo de fé de alegria e partilha” da autoria de Fernando António Pimentel.
O evento, que contará com um momento musical por parte dos tocadores e cantadores do Grupo Folclórico e Etnográfico da Agualva, é promovido pelo Instituto Açoriano de Cultura, depois da obra ter sido lançada no Corvo, uma das ilhas mais estudadas nesta publicação pelo autor por ser uma das mais desconhecidas naquela que é a tradição do culto à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.
O livro conta ao longo das suas 275 páginas a “imensa fé que os açorianos, residentes e da diáspora nutrem pelo Divino”.
Segundo um nota enviada ao Igreja Açores, o autor considera que este livro, com prefácio do cónego Hélder Fonseca Mendes, ex-vigário geral da diocese e especialista no Culto do Divino Espírito Santo, pretende “demonstrar além da fé comum a todos, as diferenças de vivência de ilha para ilha, algumas vezes mesmo dentro da própria ilha e de país para país”, procurando “transmitir o mais pormenorizadamente as origens deste culto, as tradições e as festividades que actualmente se promovem”.
O livro, que tem muitas fotolegendas, destaca ainda a forma como este culto persiste no arquipélago e em todos os lugares onde residem açorianos.
Fernando Pimentel foi presidente da Câmara do Corvo entre 2005 e 2009 e o seu último livro, publicado no ano passado, intitula-se “Memórias fotográficas da ilha do Corvo” e retrata a vida dos corvinos no século XX.
O livro conta com 270 imagens divididas por capítulos, onde são apresentados diversos temas. A ideia do autor é perpetuar no tempo as tradições, os costumes e os usos da ilha mais pequena.