“Maria na Música” é dado a conhecer no âmbito da visita da Imagem da Virgem Peregrina
Realiza-se no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 21h30, no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, na ilha do Pico, o livro “Maria na Música- na constante da história açoriana”, da autoria do maestro Emílio Porto com organização e coordenação de Maria de Jesus Maciel.
A iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura coincide com a visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima à ilha Montanha.
O livro resulta de um desafio lançado pelo Pe Júlio da Rosa a Emílio Porto em 2006, autor de várias recolhas e investigações sobre música sacra dedicada à Virgem nos Açores.
A obra que agora se publica tem 132 páginas, divididas em duas partes distintas: a primeira contem os textos com as investigações de Emilio Porto, sobre a mariologia na música açoriana e a segunda é constituída pelas suas composições musicais dedicadas a Nossa Senhora.
Manuel Emílio Porto nasceu na Ribeirinha, freguesia da Piedade do Pico, a 20 de dezembro de 1935. E pela mão de D, José Alvernaz entra no Seminário de Angra e aí completa os seus estudos. Aluno distinto, sobretudo na disciplina de canto e composição, forma-se em teologia e serviu a Igreja na actividade paroquial e como capelão em Angola. Em 1976 é dispensado da Ordem eclesiástica e dedica-se ao ensino. Foi deputado, jornalista e maestro. Foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da Republica em 2001 e depois com a Insígnia de Mérito Cívico pela Região. Faleceu em 2012.