Ouvidoria quer colocar a família como construtora da Igreja, a começar no ambiente doméstico.
A Ouvidoria da Lagoa, em colaboração com o Serviço Diocesano para a Pastoral Familiar e Apostolado de Leigos, organiza nos próximos dias 20 e 21 de Março, pelas 20h30, no Salão Paroquial da Igreja de Água de Pau, no concelho da Lagoa, as Mini Jornadas da Pastoral familiar subordinada ao tema “Família e Igreja Doméstica”.
A formação, destinada a todas as paróquias da ouvidoria da Lagoa, tem por objetivo “desencadear o protagonismo da família na construção da Igreja a começar no ambiente doméstico”, disse ao Portal da Diocese o responsável diocesano da Pastoral da Família, Pe José Constância.
“A pastoral da família só faz sentido se ela for a principal protagonista da ação e do testemunho no seu próprio seio”, acrescenta o sacerdote que lembra a este propósito o Concílio Vaticano II, onde a questão foi abordada com “muita clareza incentivando a presença de Cristo no lar, na vida dos membros da família e isso deve ser cultivado”, seguindo um pouco a ideia de que é no seio da família que se encontram os homens e mulheres que Deus deseja usar para influenciar o mundo.
A formação que será orientada por José Constância já é desenvolvida há algum tempo nesta Ouvidoria, reunindo casais de todas as paróquias, mais ou menos ligados aos movimentos da família na Igreja.
“Trata-se de um momento para refletirmos os desafios desta realidade social tão fundamental para a construção da Igreja”, remata o sacerdote.
Neste formação participarão, também, alguns dos casais responsáveis pelo Serviço Diocesano da Pastoral da Família.
Recordo que a família está no centro das atenções do próprio Papa que convocou um sínodo sobre a temática, que se realizará em Roma no próximo mês de Outubro.