Ouvidorias, grupos bíblicos, grupos de leitores e de oração participaram nas celebrações em Angra e Ponta Delgada. Pico associa Jubileu da Palavra à festa do quarto ano da Catequese
Este domingo, dia 26 de janeiro, a diocese de Angra celebrou o Jubileu da Palavra, iniciando os vários jubileus temáticos propostos a toda a Diocese.
Este jubileu, especialmente dirigido aos leitores, movimentos bíblicos e de oração, foi celebrado em todas as Igrejas jubilares com uma mobilização de cada uma das ouvidorias, serviços e movimentos ligados à Palavra de Deus.
Na ilha Terceira, sob o tema “Espero na Tua Palavra”, o acolhimento foi feito na Igreja da Misericórdia, e incluiu um breve momento formativo sobre a esperança na Bíblia, um concerto orante com a participação do Grupo Coral Tibério Franco, o cantautor terceirense João Félix e Helena Oliveira. Seguiu-se a Oração de Vésperas na Sé.
Em São Miguel na Igreja Jubilar, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, o Jubileu foi celebrado com a leitura contínua do Evangelho de São Lucas.
A iniciativa, dinamizada pelo Secretariado Bíblico de São Miguel, constituiu a primeira peregrinação jubilar temática deste Ano Santo. Depois do encontro na Igreja de São José e de uma pequena procissão até à Igreja de Nossa Senhora da Esperança, 24 leitores de todas as ouvidorias fizeram a leitura contínua do Evangelho de São Lucas.
Durante a narração do Evangelho, quem o desejou, pode celebrar o sacramento da Reconciliação.
Também no Pico foi celebrado o Jubileu da Palavra, no Santuário do Senhor Bom Jesus, Igreja Jubilar da Ilha . A concentração foi no Largo do Passo, seguindo-se uma peregrinação para o Santuário e a celebração da Santa Missa, com a presença dos catequizandos do 4° ano da catequese de várias comunidades da ilha do Pico, que celebrarão a Festa da Palavra com a entrega solene da Bíblia, associando-se também a esta peregrinação jubilar da Palavra os leitores das paróquias picoenses.
A peregrinação jubilar constitui o centro do Ano Santo e neste contexto, as ouvidorias, os movimentos e os serviços diocesanos são especialmente interpelados a promover, fomentar e organizar peregrinações às nove Igrejas jubilares abertas na diocese até dia 28 de dezembro deste ano. Estas peregrinações, especialmente dirigidas a agentes específicos de pastoral, devem ser organizadas localmente e articuladas sobretudo nas duas maiores ilhas onde existem mais do que uma ouvidoria, encontrando-se se possível uma data conjunta durante o mês designado para o Jubileu específico.
O Jubileu da Palavra está relacionado com o Domingo da Palavra, que se celebra no Terceiro (III) Domingo do Tempo Comum, por decisão do Papa Francisco, com a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), que estabelece que seja um dia dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus.
“O Domingo da Palavra de Deus situa-se num período do ano que convida a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não é uma mera coincidência temporal pois celebrar o Domingo da Palavra de Deus expressa um valor ecuménico, porque as Sagradas Escrituras indicam para aqueles que se colocam à escuta o caminho a ser percorrido para alcançar uma unidade autêntica e sólida”, assinala o Papa Francisco.
A Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio ‘Aperuit illis’ (‘Abriu-lhes o entendimento’), do Papa Francisco, foi publicado a 30 de setembro de 2019, no dia da memória litúrgica de São Jerónimo, que afirmava que “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.
Neste Ano Santo 2025, dedicado ao tema da esperança, a Diocese de Angra tem nove Igrejas jubilares – uma em cada ilha do Arquipélago dos Açores – uma igreja matriz em cada ouvidoria, para além da Sé, na ilha Terceira, e de três santuários diocesanos (Santuário do Senhor Santo Cristo/São Miguel; Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira/Pico; Santuário do Senhor Bom Jesus/Faial).
O próximo Jubileu a ser celebrado será o dos catequistas.
(Notícia atualizada dia 27 de janeiro, às 9h30)