O Papa escreveu uma mensagem aos jovens católicos holandeses onde retoma o tema das Bem-Aventuranças que vai marcar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016, em Cracóvia, na Polónia.
Na missiva, dirigida aos participantes do festival nacional da juventude católica da Holanda que teve lugar na região de Den Bosch, Francisco frisa que o texto das Bem-Aventuranças é “um verdadeiro programa de vida, que pode servir como guia no caminho rumo à felicidade autêntica”.
Segundo avança hoje a edição online do jornal L’Osservatore Romano, o Papa argentino destaca ainda o caráter “revolucionário” das propostas deixadas por Jesus, a partir desse trecho do evangelho de São Mateus (5, 3-12).
Propostas que indicam um “modelo” de realização pessoal e um itinerário de vida “contrário à lógica deste mundo”, reforça.
A misericórdia vai ser o tema central da JMJ que terá lugar em Cracóvia, sob o lema ““Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.
Enquanto Cristo aponta como “bem-aventurados” os misericordiosos, os mansos, os puros, os pobres, os aflitos, os promotores da paz, os perseguidos em nome da justiça, o mundo classifica estes muitas vezes como “inúteis e perdedores”.
“Aquilo que o mundo glorifica é o sucesso a qualquer custo, a riqueza, o poder finalizado em si mesmo e a autoafirmação em prejuízo dos outros”, aponta Francisco.