Iniciativa ocorre pelo quarto ano consecutivo em dia de montras em Ponta Delgada
“Inundados pela Misericórdia” é o desafio proposto pelos jovens da Pastoral Juvenil da Diocese de Angra que no próximo dia 8 de dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição, regressam a Ponta Delgada com a iniciativa “Jesus na Cidade”.
Pelo quarto ano consecutivo, entre as 20h00 e a meia noite, no dia em que a cidade de Ponta Delgada se veste a rigor para receber o “Dia das Montras”, uma tradição que se repete todos os anos nesta altura nos Açores, os jovens vão pelas ruas de Ponta Delgada testemunhar jesus , “falar abertamente da sua fé, do seu ser cristão e Igreja, dar conta do calor do amor do Bom Pastor, quando nos carrega aos ombros e nos traz de volta à casa do Pai” sublinha uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.
Este projecto, tal como no ano passado, será desenvolvido nas Ruas da cidade de Ponta Delgada e será concretizado através da encenação de Parábolas da Misericórdia, testemunhos na 1ª pessoa, cartazes, “estátuas humanas”, abraços, `freeze´, `flashmob´, e distribuição de panfletos com Parábolas da Misericórdia, Salmos de Misericórdia, Obras da Misericórdia e um panfleto especial sobre o sacramento da Reconciliação.
Haverá, também, um “espaço tenda” onde será feita adoração a Jesus Eucaristia.
“Pretende-se que os jovens comuniquem a sua alegria e cativem outros jovens, criem interrogações e, sobretudo, sintam a necessidade de serem testemunhas de Jesus, sem medos ou qualquer tipo de receios”, refere o Pe Norberto Brum, responsável pelo Serviço.
Este ano, particularmente centrados na Misericórdia- recorde-se que é nesse dia que começa o Ano Santo- “pretende-se fazer despertar para a misericórdia do Pai que constantemente nos inunda e acompanha e fazer com que todos se sintam tocados pelo Senhor Jesus e transformados pela sua misericórdia para que, também nós, nos tornemos testemunhas da misericórdia”.
Com este projeto o Serviço Diocesano da Juventude pretende mobilizar os jovens e levá-los à rua “naquela que é uma oportunidade de saída das estruturas ordinárias da Igreja e das Comunidades, saída em verdadeira missão de anúncio, de comunicar a alegria que nos vem do Evangelho”, refere a nota.
“Estamos de saída! De saída para as Ruas de Ponta Delgada, de saída para as vidas de quantos quiserem acolher o nosso testemunho, a nossa alegria e a nossa mensagem, que é apenas uma: Jesus é a nossa alegria! Jesus é o rosto misericordioso do Pai”, precisa.
“A alegria do Evangelho e a misericórdia do Pai é que nos move e é esta alegria que queremos comunicar a todos. Queremos afirmar e dizer, em tempo de Natal, e no contexto de montras, consumismo, decorações, luzes e músicas, que a verdadeira alegria do Natal está em Jesus e é Jesus; Ele é o centro da nossa vida, e porque Ele nos faz felizes, queremos partilhar com todos esta alegria e felicidade”, refere ainda a nota.