Jovens e bispo diocesano vão plantar uma árvore na Jornada Mundial da Juventude 2023

 

Foto: Do cartaz do 38º Dia Mundial da juventude na ilha Terceira

No dia 24, em São Miguel, D. Armando Esteves Domingues preside à `grande vigília´ de jovens, no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada

Os jovens da ilha Terceira e o bispo diocesano vão celebrar a 38ª Jornada Mundial da Juventude 2023, com a plantação de uma árvore junto à igreja de São Brás, que acolhe este ano estas celebrações na diocese, na Solenidade de Cristo Rei, a 26 de novembro.

“A iniciativa representa um sinal do ‘compromisso e caminhada Laudato Si’ iniciados, especialmente, este verão com a assinatura do ‘Pacto da Montanha’, depois da subida à montanha do Pico”, informa uma nota enviada pela pastoral juvenil da ilha ao Sítio Igreja Açores.

D. Armando Esteves Domingues, bispo de Angra, e 130 jovens de todas as ilhas dos Açores subiram à Montanha do Pico, o ponto mais alto de Portugal, numa iniciativa que marcou, simbolicamente, o envio para a JMJ Lisboa 2023, onde assinaram o ‘Pacto da Montanha’, no dia 25 de julho, que se inspira nas encíclicas ‘Laudato Si’ e ‘Fratelli Tutti’, do Papa Francisco, apresentando-se como um sinal de luta contra a “indiferença”.

Segundo o programa, a Eucaristia é às 11h00 , na igreja de São Brás, precedida de procissão, e no final os jovens vão em cortejo para o salão da Casa do Povo onde continuarão as atividades.

‘Alegres por São Brás’ dá nome ao peddy-paper que começa às 14h00, seguindo-se apresentações dos vários grupos participantes – música, teatro ou dança – e vão também responder a três perguntas relacionadas com a participação na edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, a JMJ Lisboa.

Nesse mesmo dia, às 18h00, na Sé de Angra, o bispo diocesano presidirá a uma missa de ação de graças pelo inicio formal do novo ano pastoral, durante a qual será apresentado o Itinerário Pastoral do próximo biénio. Entre 2023 e 2025, ano jubilar centrado na Esperança, a diocese procurará desenvolver um “caminho inclusivo, que conte com todos”, convidando “todos à participação” para que “todos se sintam convocados  para a missão”.

A comemoração da Jornada Mundial da Juventude 2023, na Ilha Terceira, é precedido por uma Vigília de Oração pelos jovens, no dia 25 de novembro, pelas 20h30, na Agualva.

Foto Igreja Açores/JEC

Na Ilha de São Miguel, divulga o portal ‘Igreja Açores’, os jovens vão reunir-se no Campo de São Francisco, que acolhe a “Grande Vigília” comemorativa do Dia Mundial da Juventude, no dia 24 de novembro, sexta-feira, a partir das 21h00, contando, igualmente, com a presença do bispo de Angra.

“Será nos moldes em que decorreram as celebrações da Jornada Mundial da Juventude; Esta Vigília será de ilha, onde todos os jovens são convidados a participar, particularmente os jovens que participaram e viveram a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, disse o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.

Segundo o padre Norberto Brum, a vigília vai ter “um grande envolvimento cultural”, de várias artes performativas, de forma a sublinhar “o diálogo da Igreja, com os jovens e com a cultura”.

“Em São Miguel, e tendo presente o pedido que o Senhor Bispo faz, na Carta que enviou a toda a Diocese do dia 21 de setembro, de ‘Valorizar a Solenidade de Cristo Rei para se fazer a apresentação do Plano em todas as Comunidades eclesiais’, este ano propõe-se que a celebração do Dia Mundial da Juventude aconteça a nível paroquial, ou de Ouvidoria, onde assim o entenderem, valorizando e fazendo envolver os jovens que participaram na JMJ”, desenvolveu o padre Norberto Brum.

A Igreja Católica celebra a XXXVIII Jornada Mundial da Juventude no dia 26 de novembro de 2023, solenidade litúrgica de Cristo-Rei, com o tema ‘Alegres na esperança”, da Epístola de São Paulo aos Romanos (cf. Rm 12, 12).

Além da celebração nível diocesano, a Igreja promove edições internacionais destas jornadas, como a que aconteceu em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.

O Vaticano apresentou novas orientações pastorais para celebrar a JMJ a nível diocesano, desafiando as comunidades católicas a apostar nos jovens, a 14 de maio de 2021.

O Papa Francisco escolheu também o tema para a Jornada Mundial da Juventude 2024, a 39ª edição, uma passagem do livro do profeta Isaías: ‘Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar’ (cf. Is 40, 31).

Scroll to Top