Iniciativa tem lugar a 14 de maio integrada da “Festa da Vida”
Os alunos do 8º ano da catequese das 17 paróquias da ouvidoria de Ponta Delgada vão promover uma cruz gigante no Campo de São Francisco no próximo dia 14 de maio, para celebrar a Festa da Vida.
Trata-se de uma iniciativa levada a cabo pelas paróquias de Santa Clara e Nossa Senhora de Fátima que visa aproveitar o programa catequético do 8º ano e levar os jovens a refletir sobre as obras de misericórdia, disse ao Sítio Igreja Açores o Pe Norberto Brum.
A actividade, que está inserida nas celebrações da Semana da Vida, e é desenvolvida em conjunto com o serviço da pastoral juvenil, envolverá alunos da catequese de todas as paróquias da ouvidoria.
O Acolhimento no Campo de S. Francisco começa por volta das 14h00 com a entrega de pedaços de ´kapaline´a cada um dos grupos que deverá refletir sobre uma obra de misericórdia, a partir de uma situação da vida. Os grupos são depois convidados a integrar o seu bocado de ´kapaline´num espaço onde será desenhada uma cruz. Esta atividade terminará com a celebração de uma missa campal no adro do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
“Pretendemos que os jovens reflitam sobre o ano da misericórdia e, ao mesmo tempo, desenvolvam uma actividade própria a partir da qual possam aprender” disse ainda o sacerdote que é o responsável pela pastoral juvenil e também o moderador da gestão in solidum destas duas paróquias promotoras da iniciativa.
Todos os interessados devem proceder à sua inscrição até dia 30 de abril em cateq.sta.clara@gmail.com ou para o número: 924 091 388
Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como também o são perdoar e sofrer com paciência. As obras de misericórdia corporais consistem especialmente em dar de comer a quem tem fome, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos. Entre estes gestos, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna e também uma prática de justiça que agrada a Deus segundo o catecismo da Igreja Católica.