Retiro começa esta sexta-feira e termina no domingo
Trinta e cinco jovens, com idades entre os 18 e os 30 anos, participam a partir de hoje até domingo no Shalmo 42, que decorre no Centro Missionário dos Padres do Coração de Jesus(Dehonianos), em Ponta Delgada.
A iniciativa , do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, decorrerá sobre a orientação do padre Norberto Brum, responsável diocesano pela Pastoral Juvenil e conta com a colaboração de uma equipa de coordenadores constituída por 8 jovens.
O Shalom é “um retiro, de uma vivência espiritual, profunda e séria, destinada a jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, que deve ser vivido apenas uma vez”, refere uma nota enviada ao Igreja Açores.
“É objetivo de um Shalom proporcionar aos jovens um encontro profundo consigo próprios, com Deus e com os outros/mundo, levando-os à (re)descoberta de Jesus e do fundamental cristão, num esforço de os levar a um compromisso efetivo e afetivo com Jesus, com a Igreja e com a comunidade”, adianta a inda a nota.
Para a Pastoral Juvenil esta é uma das iniciativas de “maior relevância” dado o seu alcance humano e espiritual, dado que se trata de uma forma de ajudar os jovens a” assumirem a sua identidade de cristãos discípulos de Jesus e, consequentemente, a tornarem-se eles mesmos, agentes de Pastoral Juvenil junto dos outros jovens e nos seus ambientes”, refere ainda a nota.
No último ano foram realizados dois Shalons Diocesanos, um na ilha do Pico, em Janeiro de 2019 e outro na ilha das Flores em Outubro do mesmo ano. Para além das ilhas Terceira e São Miguel, também já se celebraram Shalons nas ilhas de Santa Maria, São Jorge e Faial.