Ouvidor quer que os jovens assumam um maior protagonismo na planificação das atividades da ouvidoria
A equipa do Serviço da Pastoral Juvenil da Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz, na ilha de São Miguel, reuniu-se ontem dia 22 de maio na Lomba da Maia para delinear o Plano Pastoral para o ano 2018-2019 e preparar a presença dos jovens da Ouvidoria no I Congresso Diocesano da Juventude a decorrer de 28 de junho a 1 de Julho.
De acordo com uma nota enviada ao Igreja Açores, a juventude dos Fenais da Vera Cruz quer ser “pioneira” na criação de um “grupo de jovens solidários” que atue no âmbito daa pastoral social, litúrgica e catequética.
Os jovens terão ao longo do próximo ano pastoral um protagonismo maior na planificação das diferentes atividades desta intervenção pastoral e são desafiados a organizar várias atividades pensadas sobretudo na juventude.
Esta iniciativa insere-se no caminho sinodal que a igreja açoriana acompanha e que culminará com uma exortação pós sinodal por parte do Papa Francisco, depois da realização do sínodo dos bispos sobre a juventude, a Fé e a igreja que está agendado para outubro, no Vaticano.
O Plano Pastoral 2018-2019 para esta ouvidoria em concreto tem uma especial atenção aos jovens propondo-lhes a realização de retiros, momentos de oração, dia Juvenil da Ouvidoria, entre outros.
A pastoral Juvenil da Ouvidoria, além de prometer renovar a sua imagem, terá como lema a evangelização dos jovens pelos jovens centrando-se numa preocupação fundamental que é a de chamar mais jovens à participação na igreja.