São Miguel acolhe a 27ª Semana Bíblica, de 22 a 25 de novembro; na ilha Terceira as 11ªs Jornadas realizam-se entre os dias 21 e 22 de novembro e no Pico a 27 e 28 de fevereiro de 2023
Realizam-se nos próximos dias 21 e 22 de novembro as XI Jornadas Bíblicas dos Açores, na ilha Terceira na paróquia de Porto Judeu. Com início às 20h00, nos dois dias, as jornadas irão explorar o “mistério do evangelho de São Marcos”, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.
As várias conferências serão desenvolvidas pelo padre Teodoro Medeiros, doutorado em Sagrada Escritura pela Universidade Urbaniana de Roma, e professor no Seminário Episcopal de Angra e visam aproximar catequistas, padres, leigos e agentes de pastoral em geral, do Evangelho de São Marcos, através de “explicações simples, mas atualizadas sobre o evangelho de Marcos e a sua grande riqueza como instrumento para fortalecer a nossa fé”, diz o sacerdote.
Como em outras edições, estão previstas as inscrições, que poderão ser feitas no local ou compiladas nas paróquias, com um custo de 5 euros para ajudar nas despesas gerais da organização do evento. Os folhetos de inscrição já estão disponíveis e serão distribuídos pelas paróquias e centros de culto.
Estas mesmas temáticas serão desenvolvidas nas Jornadas Bíblicas na ilha do Pico, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Santuário do Senhor Bom Jesus, em São Mateus.
São Miguel acolhe as XXVII Semana Bíblica, mas reflete sobre o Apocalipse: simbolismo e desafios à Igreja
O padre Francisco Ruivo vai regressar aos Açores para liderar a reflexão proposta para a XXVII Semana Bíblica de São Miguel, que decorrerá de 22 a 25 de novembro, no salão paroquial de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, diariamente a partir das 20h00.
O tema do encontro, aberto a todos, e promovido pelo Secretariado Bíblico de São Miguel, é o Apocalipse: simbolismo e desafios à Igreja.
O Padre Francisco Ruivo além de biblista é assistente do Departamento Nacional da Pastoral Familiar e Pároco de São Nicolau, São Braz da Romeira e de São Lourenço do Arneiro das Milhariças, Vigararia de Santarém. É membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; Vigário Forâneo de Santarém; Diretor da Escola Diocesana de Teologia e Ministérios e Diretor de Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar.
A entrada é livre.