Iniciativas decorrem sob o lema “Partilha, vem e segue-me” com orações especiais pela paz no mundo
Nos dias 24 e 25 deste mês realiza-se em toda a diocese de Angra a Jornada Mundial da Juventude, subordinada ao tema diocesano “Partilha, vem e segue-Me”.
Na ilha de São Miguel, as comemorações têm lugar na Ribeira Grande. Já na Terceira a jornada terá dois momentos: a Vigilia de Oração, no sábado, na Vila Nova e que é organizada pelo grupos de jovens “Amigos na Fé”, e o dia 25 será organizado na Agualva e tem como dinamizadores do Grupo de Jovens “Amigos de Maria”. Durante o dia destaca-se a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, D. João Lavrador e o concurso de dança, música e teatro, no qual participarão vários grupos.
Na Horta, haverá uma Vigilia de oração no dia 24 de março, pelas 20h30 na Igreja de Nossa Senhora da Luz, na paróquia dos Flamengos e, no domingo, dia 25 de março, as comemorações iniciam-se com uma concentração dos jovens no Parque Municipal da Alagoa pelas 15h00, onde irá realizar-se a bênção dos ramos, seguindo-se a procissão de ramos rumo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A Eucaristia terá lugar às 16h00 e é animada pelo Agrupamento 1064 da Conceição.
Após a Eucaristia, haverá lugar para jogos e actividades. As comemorações terminam com um lanche partilhado entre todos pelas 18h00. De salientar que o serviço da pastoral juvenil na ilha do faial coloca um especial enfoque na oração pela paz na Síria.
“Tendo em conta os acontecimentos de ordem mundial nos últimos tempos, sobretudo na Síria, este será um momento de oração pela paz no mundo e pelos cristãos perseguidos” refere uma nota enviada ao Igreja Açores.
“De acordo com o tema diocesano para o DMJ, «Partilha, Vem e Segue-me», o jovem é convidado a seguir Jesus, a ser seu discípulo, a ser construtor da paz” prossegue ainda o texto da nota.
A Pastoral Juvenil conta com a participação dos jovens pertencentes às diversas catequeses das 13 paróquias da Ilha, bem como dos 7 Agrupamentos da Ilha.
A Jornada diocesana deste Dia Mundial da Juventude tem um hino e um cartaz únicos, realizados pelos Grupo de Jovens “Peregrinos da Vida” de São Miguel e pelos jovens “Mensageiros da palavra” da ilha Terceira, respetivamente.
O Grupo de Jovens “Peregrinos da Vida” da Paróquia de São Roque, ilha de São Miguel, venceu o Concurso para o Hino diocesano DMJ 2018. O Hino tem como título “Tesouro no Céu” e tem letra de Rúben Medeiros e música de Bruno Duarte.
Já o cartaz foi ganho pelos jovens do grupo “Mensageiros da Palavra”, da paróquia da Ribeirinha, na ilha Terceira.
O cartaz tem como lema “Partilha, Vem e Segue-me” e explicita de forma clara, através da imagem, a partilha do pão, do corpo de Deus, que é luz da vida.
A Jornada Diocesana da Juventude realiza-se em todo o arquipélago no Domingo de Ramos.