Jovens da Pastoral Juvenil participam no grande abraço de Jesus na baixa de Ponta Delgada.
Mais de uma centena de jovens é esperada no próximo domingo na baixa de Ponta Delgada, a partir das 18h30, para participar no evento “Jesus na Cidade”, uma iniciativa conjunta do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil com a colaboração do secretariado de São Miguel.
O objetivo desta iniciativa é conseguir juntar jovens e menos jovens que estejam disponíveis para partilhar a Fé que têm e a forma alegre como a vivem.
“No ano passado como era o Ano da Fé decidimos fazer um atividade diferente que envolvesse os jovens e aproveitamos o dia das Montras que é um dia tão festivo na cidade para manifestarmos a nossa fé”, disse ao Portal da Diocese o responsável pelo Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral Juvenil.
Para o Pe Norberto Brum o importante era “encontrar algo que chamasse a atenção de todos, envolvendo os jovens para além daquelas que são as manifestações tradicionais e lhes permitisse comunicar e partilhar a alegria da sua fé”.
Este ano como o desafio lançado pela Diocese para o Ano Pastoral é o da comunicação “tínhamos de regressar à rua não só para comunicar a verdade da nossa fé, mas comunicar também a alegria de termos fé”, acrescentou Norberto Brum.
Aproveitando a Festa da Imaculada Conceição que se celebra ao fim da tarde na Igreja Matriz de São Sebastião e que este ano coincide com o segundo domingo do Advento e também com a particularidade de em Ponta Delgada se celebrar o Dia das Montras (altura em que o comércio tradicional se “veste” a rigor), os jovens vão voltar a sair à rua para mostrar que “Jesus é a grande montra que revela o amor de Deus”, conclui Norberto Brum.
Às 18h00 reúnem-se no Colégio de São Francisco Xavier, em Ponta Delgada (lugar onde habitualmente os jovens que participam nas atividades propostas pela Pastoral Juvenil celebram a Eucaristia no segundo domingo do mês), para celebrar a Eucaristia e depois descerão juntos à baixa de Ponta Delgada, vestindo Tshirts alusivas à iniciativa “Jesus na Cidade”.
As TShirts terão mensagens diferentes – “Sou feliz porque Jesus me ama”, ou “Abraço em nome de Deus” – e cada jovem irá distribuir abraços gratuitamente para simbolizar “esse grande abraço de Deus à humanidade”.
Ao longo do percurso pela baixa de Ponta Delgada, os jovens terão momentos em que se transformarão em estátuas humanas e, nessa altura, erguerão cartazes sobre o que pensam de Jesus e do amor que Lhe têm.
Em simultâneo, outros jovens celebrarão a palavra dando o testemunho da sua fé. Haverá, ainda, várias coreografias feitas com base em músicas de inspiração cristã e um enorme placard onde as pessoas poderão deixar o seu testemunho de Fé.
“O sucesso foi grande no ano passado e nós gostaríamos de ter este ano o dobro ou o triplo dos jovens” que vêm sobretudo dos movimentos de juventude e das paróquias mais comprometidas com a Pastoral Juvenil, lembra o responsável mas “é aberto a todos”.
A iniciativa este ano deverá repetir-se na noite das Estrelas na Ribeira Grande e na Noite de São João em Vila Franca do Campo.