Irmãs Doroteias promovem atividade de verão no Faial “Mexe-te e reavive o Dom de Deus que há em ti”

26 jovens micaelenses partem rumo aos Cedros,  no Faial

As Irmãs Doroteias, em conjunto com alguns jovens ligados à congregação e o Centro Comunitário Cais de Remar, vão partir para o Faial esta quarta feira, dia 19 de agosto, numa iniciativa de “evangelização direta” neste tempo de verão.

“Mexe-te! Reavive o Dom de Deus que há em ti” é a proposta das três religiosas que vivem na Salga, na ouvidoria do Nordeste, em São Miguel, que com o auxilio de uma irmã do Continente português e de dois jovens leigos ligados à congregação, também no território continental, vão acompanhar mais de duas dezenas de jovens desta zona da ilha de São Miguel até ao Faial para um intercâmbio com as comunidades faialenses.

“Uma das iniciativas que vamos desenvolver é uma caminhada desde a freguesia dos Cedros até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Faial, que será um momento de oração e partilha para que os jovens despertem a capacidade de partilhar aquilo que têm” disse ao Sítio Igreja Açores, a responsável pela comunidade religiosa em São Miguel, Irmã Judite Moinheiro.

A viagem de barco implicará uma paragem na ilha Terceira o que “vai permitir também um conhecimento da riqueza e diversidade das nossas ilhas abrindo-lhes horizontes”, acrescenta a religiosa.

Esta iniciativa, que decorrerá entre 19 e 24 de agosto,  está integrada nas atividades de verão da congregação que assinala em 2016 150 anos de presença em Portugal.

As Irmãs Doroteias chegaram aos Açores em 1993, fixaram-se primeiro na Maia e agora estão a residir na Salga, embora continuem a dar o seu contributo a duas ouvidorias- Nordeste e Fenais de Vera Cruz- onde desenvolvem trabalho de evangelização seja na promoção da catequese seja no âmbito de ações sociais.

De resto, coordenam um centro comunitário nos Fenais da Ajuda cujo principal objetivo é promover a dignidade da pessoa, assente essencialmente na promoção sócio profissional da mulher, com uma atenção especial aos adolescentes e mais jovens.

O ano passado a atividade de verão da congregação esteve também centrada numa caminhada mas entre portas, desde a Maia até à Mata do Dr. Fraga, uma zona de reserva florestal muito conhecida nesta zona da ilha de São Miguel.

Estas iniciativas servem, igualmente, para pontuar a data da fundação da congregação a 12 de agosto de 1834, por Paula Frassinetti, em Itália.

Com estas atividades de verão, as Irmãs Doroteias, que possuem atualmente 26 comunidades na província portuguesa, mostram que “de Deus não se faz férias”.

Este é, aliás, o mote para uma atividade de evangelização direta que estão a desenvolver no Algarve.

As Irmãs Doroteias, em conjunto com alguns jovens ligados à congregação, estão a percorrer a praia da Quarteira, no litoral algarvio, numa iniciativa de “evangelização direta” neste tempo de verão.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, a irmã Francisca Dias, uma das responsáveis pelo projeto, frisa que o objetivo passa por “ir ao encontro das pessoas que estão em férias e mostrar que de Deus não se faz férias”.

“É mesmo estarmos em contacto diariamente com a comunidade, com as pessoas que estão de férias e as que vivem naquela zona e durante uma semana mostrar-lhes que Deus não está só dentro da Igreja mas com eles, no dia-a-dia”, complementa a religiosa.

Nos próximos dias, com o apoio de alguns elementos ligados à Juventude Doroteia, a congregação fundada por Paula Frassinetti (1809-1882) estará distribuída pela praia da Quarteira, para falar com as pessoas, promover momentos de oração e deixar-lhes uma proposta de reflexão.

“Este ano nós levamos um tema que é ‘Transformar a vida em lugares de beleza’, onde vamos pegar em vidas um bocadinho desestruturadas e rezar muito pelos cristãos perseguidos em diferentes países”, explica a irmã Francisca Dias.

A partir da hora de almoço, as irmãs e os voluntários costumam tomar a refeição na cantina social da região, para estarem com a “população mais carenciada”.

O programa do projeto, intitulado “Tendas na Praia”, é ainda preenchido ao longo da tarde de cada dia, “com teatros de rua, com provocações através de músicas, com gestos gratuitos”, espontâneos, que podem envolver por exemplo “dar um abraço a quem está a sair da água”.

“É uma mensagem que as pessoas que nos veem dizem que é marcante, ver a alegria com que os jovens falam de Jesus, de Deus e da sua fé”, sublinha a irmã doroteia.

A ação missionária “Tendas na Praia”, das Irmãs Doroteias, estará esta noite em destaque, a partir das 22h45 na Antena 1, em mais uma emissão do Programa ECCLESIA.

CR/Ecclesia

Scroll to Top