Iniciativa juntou a comunidade da Casa de Saúde de São Rafael e a comunidade de Angra, “dando voz a quem não tem voz”

O Instituto São João de Deus, Casa de Saúde de São Rafael, promoveu esta noite uma Via-sacra encenada que envolveu os doentes e os colaboradores da instituição e, nas 14 estações, contou com a colaboração de sacerdotes, membros da sociedade civil e amigos da instituição.
A encenação feita no exterior apresentou os episódios específicos da paixão de Cristo. Estas estações incluíram passagens bíblicas, tradições da Igreja e elementos simbólicos que ajudaram os fiéis a meditar sobre o significado da morte e ressurreição de Jesus, apresentando todas as personagens do Calvário, animadas por música e dança.
“Dar voz a quem não tem voz…Para todos aqueles que como nós e os nossos utentes, lidam diariamente com problemas de saúde mental, a experiência, os sofrimentos, os desafios e os caminhos de esperança da Via Sacra, associam-se aos desafios diários que estas pessoas enfrentam no seu dia a dia” salienta Marco Pavão, diretor da Casa de Saúde de São Rafael na página do facebook da instituição.
“Assim como Jesus carregou a cruz, entre quedas e dor, muitas pessoas portadoras de doença mental carregam diariamente o peso de um sofrimento invisível, lutando contra estigmas, e incompreensão, na procura de paz interior e inclusão, Jesus cai para nos ensinar como nos podemos levantar!”, prossegue.
Esta encenação envolveu diretamente cerca de 30 utentes, alguns deles com papéis principais como o de Jesus, e 20 colaboradores, “mas colocou toda a Casa a `mexer´, numa dinâmica própria e muito bonita”. salienta ainda.
“Foram cerca de 3 semanas de ensaios quase diários, que reforçaram ainda mais o enorme espírito de união que existe entre nós, e entre nós e os nossos utentes. Que excelente ambiente se vive internamente!”, conclui.
A casa de Saúde de São Rafael é um centro Assistencial na área da Psiquiatria, Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, situada na Ilha Terceira , na cidade de Angra do Heroísmo, e foi inaugurada oficialmente no ano de 1927.
Segundo a sua página online, a casa de Saúde S. Rafael integra 89 colaboradores, entre técnicos e não técnicos.
As pessoas internadas, num total de cento e oitenta e quatro, estão distribuídas por oito unidades que englobam serviços de médio e longo internamento, serviço de agudos e serviço de alcoologia.