Sacerdotes diocesanos vão ser orientados pelo bispo de Angra
Os sacerdotes diocesanos vão viver uma Recolecção orientada pelo Bispo de Angra, no inicio do Advento. A primeira decorre em Angra do Heroísmo, no dia 28 de novembro; a segunda em Ponta Delgada, a 29 de novembro e a terceira na Horta a 1 de dezembro.
O objetivo destes encontros “é promover a unidade entre o bispo e o seu clero num momento particularmente importante para a igreja em que começa o advento e um novo ano litúrgico”, refere o bispo de Angra em declarações ao Sítio Igreja Açores.
“É importante que os sacerdotes tenham tempo para se prepararem eles próprios para o Advento e para o Natal, em ordem a que a vida pastoral dos sacerdotes se torne mais fecunda” acrescenta o prelado.
“Trata-se de um momento de convívio, de oração e de comunhão para revitalizarmos as forças interiores e anímicas para melhor desenvolvermos a nossa missão” precisa D. João Lavrador que espera que este seja um momento “em que renovamos energia para depois transmitirmos aos outros a esperança que é tão precisa”.
Além desta recoleção do Advento e depois de outra na Quaresma, a diocese vai ter mais dois turnos de retiros, no próximo ano, primeiro na ilha Terceira, entre os dias 23 e 27 de janeiro, a decorrer no Seminário Episcopal e o segundo em Ponta Delgada, no Centro Pastoral Pio XII, entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro.
De acordo com uma nota da Cúria Diocesana ambos os eventos se dirigem “aos participantes habituais, mas sobretudo a novos participantes, dado a necessidade de fortalecer a vida espiritual própria para o exercício do ministério de santificação do Povo de Deus que nos está confiado”.
Quer as Recoleções quer os retiros são orientados pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.
O Retiro Espiritual é uma atividade espiritual que proporciona aos participantes tempo para analisar os principais pontos da vida, o que está bem, o que está mal e como melhorar. O retiro é uma atividade anual, ao passo que uma Recoleção realiza-se mensalmente com uma duração de duas/três horas. Nestas atividades são realizadas palestras por um sacerdote que pretendem ajudar na atividade de reflexão interior; há atividades como a Santa Missa, o Terço e a Via Sacra, entre outras práticas de piedade. Há também intervalos de tempo sem nenhuma atividade para cada pessoa pensar sobre sua vida.