Imagem peregrina visita os Açores entre março e abril de 2016

Diocese de Angra é a penúltima a receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima antes da reentrada no Santuário de Fátima, a 13 de maio de 2016.

A primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima voltará aos Açores entre Março e Abril de 2016, para percorrer as nove ilhas do arquipélago, apurou o Portal da Diocese junto da Cúria diocesana.

 

Trata-se de uma iniciativa de âmbito nacional que pretende assinalar o centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima.

 

A imagem entrará nos Açores no dia 6 de Março e sairá no final de Abril “permanecendo excecionalmente quase dois meses, muito mais do que o tempo que permanecerá noutras dioceses”, disse ao Portal da Diocese o Vigário Geral, Pe Hélder Fonseca Mendes, que participou esta quarta feira numa reunião preparatória no Santuário de Fátima.

 

“Nós vamos ter uma discriminação positiva nesta matéria e vamos trabalhar em estreita colaboração com o próprio Santuário, o seu reitor e a Comissão Nacional que está a tratar desta peregrinação por todas as dioceses do país”, adiantou o Vigário Geral.

 

A Diocese de Angra vai elaborar o programa interno desta visita, perspetivando-se uma estada da imagem peregrina em todas as 16 ouvidorias que compõem o arquipélago.

 

“Ainda é cedo para dizer como é que tudo vai correr, até porque há questões de segurança, de transporte e de logística em geral que têm de ser bem ponderadas” sublinha Hélder Fonseca Mendes, lembrando que a dispersão geográfica e a condição insular “tornam tudo um pouco mais difícil”.

 

Para já está acordado com a Diocese o envio de material de apoio a esta deslocação, por parte do Santuário de Fátima, nomeadamente guiões de catequese, celebrações e outros documentos que são uteis para o efeito.

 

“O itinerário diocesano da imagem peregrina vai ser delineado e muito provavelmente vamos criar uma comissão diocesana que integrará o Movimento da Mensagem de Fátima para coordenar tudo no terreno”, conclui o Vigário Geral.

 

Esta nova peregrinação da imagem de Nossa Senhora tem como primeira etapa as instituições de clausura.

Scroll to Top