Iniciativa da ouvidoria marca o arranque da comemoração dos 300 anos desta festa que todos os anos faz sair de casa milhares de graciosenses
A primitiva imagem de Nossa Senhora de Guadalupe inicia esta quarta-feira o seu périplo pelas diversas comunidades da ilha Graciosa.
A iniciativa da Ouvidoria da Ilha Graciosa surge no âmbito das comemorações do terceiro centenário da Peregrinação de “24 de maio”, da Senhora de Guadalupe à Senhora da Ajuda, que teve inicio em 1717 e que todo os anos os graciosenses cumprem para honrar o voto dos seus antepassados.
Durante este ano, com inicio na Matriz de Santa Cruz da Graciosa, a imagem permanecerá 2 meses em cada uma das 6 comunidades graciosenses- paróquias e curatos.
O acolhimento da imagem na Igreja Matriz de Santa Cruz decorreu esta tarde com a celebração de uma eucaristia, presidida pelo ouvidor, Pe Sérgio mendonça.
No dia 1 de agosto a primitiva imagem de Nossa Senhora de Guadalupe seguirá para a Matriz de São Mateus.
Posteriormente, a imagem estará na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz nos meses de outubro e novembro de 2016, seguindo para o Curato de Nossa Senhora da Esperança a 1 de dezembro.
Nos meses de fevereiro e março de 2017 a imagem estará no Curato de Santo António da Vitória, regressando à Igreja Paroquial de Guadalupe a 1 de abril.
Reza a história primitiva imagem foi trazida do México no século XVI por Domingos Pires da Covilhã, um dos primeiros povoadores do lugar, sendo a atual imagem do terceiro quartel do século XIX, oferecida por emigrantes graciosenses do Brasil.
(notícia feita com base em reportagem da RTP Açores)