Iniciativa foi conduzida pela ecónoma da diocese, Carla Bretão
A ouvidoria das Flores acaba de promover uma formação destinada aos Conselhos para os Assuntos Económicos, que decorreu no Auditório Municipal de Santa Cruz das Flores, e foi ministrada via digital pela ecónoma da diocese, Carla Bretão.
O número 107 do Documento Final da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, aprovado pelo Papa, que o assumiu como um documento do magistério ordinário da Igreja, recorda as “experiências de reforma e boas práticas já existentes, como a criação de redes de conselhos pastorais ao nível de comunidades de base, paróquias e zonas, até ao conselho pastoral diocesano”.
O Conselho Pastoral Diocesano é um órgão de corresponsabilidade com a missão de “investigar e ponderar o concernente às atividades pastorais da diocese/ paróquia e propor conclusões práticas”, segundo determina o Código de Direito Canónico.
Por outro lado, o documento final da XVI Assembleia do Sínodo indica também a necessidade de estabelecer requisitos de prestação de contas financeiras, medidas de prevenção e resposta ao abuso, bem como mecanismos de relatórios regulares e maiores requisitos de transparência, sobretudo na gestão dos bens da Igreja.