Iniciativa é promovida pelo delegado da Pastoral Universitária na ilha Terceira
À procura de Deus na Literatura ou a “sede do absoluto e do transcendente” constitui o mote para o arranque da III edição do Curso Livre de Literatura promovido e orientado pelo delegado do Serviço Diocesano da Pastoral Universitária, na ilha Terceira, Pe Júlio Rocha.
O curso, que se realiza semanalmente às quintas feiras, entre as 18h00 e as 19h30, no pólo da Universidade dos Açores no Pico da Urze, em Angra do Heroísmo, recomeçou esta quinta feira e irá centrar-se em autores portugueses, embora o programa “não esteja totalmente fechado” como refere o sacerdote numa entrevista ao Programa Igreja Açores que vai para o ar este domingo, a partir do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.
Doutor e professor de Teologia Moral no Seminário Episcopal de Angra, o sacerdote procura reunir um conjunto de pessoas “especialistas ou não” que “sejam apaixonadas por literatura, sobretudo narrativa” e com elas aprofunda o estudo de vários autores contemporâneos.
“É um encontro de pessoas que gostam de ler, e que gostam de ler literatura, e o nosso objetivo é aproveitar essa paixão e aprofundarmos os conhecimentos sobre aqueles autores, tendo sempre em conta que há um plafond religioso por detrás da nossa conversa” refere o sacerdote.
“Não estudamos autores católicos mas estudamos autores onde a busca do transcendente é uma evidência, apesar de se confessarem ateus” acrescenta citando nomes de alguns dos romancistas que já passaram pelo Curso de Literatura, desde Hemingway, Murakami, Dostoièvski, Kafka, kèrouac, Camus, Brandão a Camilo Castelo Branco.
“Toda a literatura é um ato religioso porque toda a arte é um quebrar da crosta, da superficialidade do dia a dia” explicita o docente lembrando que “ toda a arte sendo uma busca do sentido da vida, de ligação com algo que não é imanente é, sobretudo, uma procura da transcendência não no sentido especifico da fé ou do cristianismo, mas é uma procura com uma dimensão religiosa”.
“Neste mundo da arte há mais interrogações do que certezas e elas levam-nos ao transcendente e à sua busca”, refere ainda adiantando que, por isso nestes escritores , confessadamente ateus, “há esta busca de uma forma muito clara e ver como é que isso nos pode ajudar também é importante”.
As inscrições para a III edição do Curso “À procura de Deus na Literatura” estão abertas a professores, alunos e pessoas de fora da Universidade dos Açores.
O Pe Júlio Rocha é o convidado de Tatiana Ourique este domingo, num programa que lhe dará conta também da peregrinação diocesana à Terra Santa, da Casa do Romeiro em São Miguel e da festa de São Mateus no Pico. Para ouvir a partir do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores. Recordo que o programa de Rádio Igreja Açores é também transmitido na diáspora, nomeadamente Estados Unidos e Canadá, a partir das seis da tarde, hora dos Açores.