IGREJAS JUBILARES DIOCESANAS

ILHA TERCEIRA- CATEDRAL

Dedicada a São Salvador, foi iniciada a construção de um modesto templo em 1461. Em 1486, essa igreja estava concluída em condições de se tornar sede de paróquia e receber um vigário, sendo apresentado Frei Luís Enes, quando as ilhas açorianas estavam sob a jurisdição da Ordem de Cristo. Em 1568, o Cardeal Dom Henrique, na qualidade de regente, mandou construir a Sé como despesa da Fazenda Real. A primeira pedra foi lançada a 18 de novembro 1570, tendo-se prolongado as obras por cerca de 50 anos. O sismo de 1 de janeiro de 1980 causou-lhe graves danos; durante a reconstrução, a 5 de julho de 1983, deu-se a derrocada de uma das torres e do frontispício; a 25 de setembro desse ano, um incêndio destruiu por completo o património escultórico integrado. O edifício está classificado como monumento regional, integrando a Zona Classificada de Angra, como património da humanidade. Foi reaberto ao culto 3 de novembro de 1985. A primeira pedra digital foi lançada, 450 anos depois, a 18 de novembro de 2020.

Horários

Igreja construída em meados do séc. 19, ampliando capela setecentista, elevada a paroquial em 1906.
Apresenta planta composta de nave e capela-mor, tendo adossado à direita torre sineira, batistério e capela profunda, e sacristia. No interior possui coro-alto de betão e na capela-mor surge um retábulo-mor revivalista, em talha envernizada, de corpo reto e três eixos, executado no séc. 21, seguindo modelos tardo-barrocos.
O templo foi restaurado em 2005, com recursos da comunidade; a imagem da padroeira em 2007 e o Centro paroquial inaugurado em 2008.

Horários

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres localiza-se no Convento da Esperança. O Convento de Nossa Senhora da Esperança data do século XVI, beneficiando de vários melhoramentos no século seguinte. De entre as intervenções destacam-se os azulejos no coro baixo, de António de Oliveira Bernardes. A talha da capela do mesmo coro baixo é atribuída a Miguel Romeiro. A decoração do teto da Igreja primitiva, da talha da capela-mor e dos altares laterais, foi realizada em 1658 pelo pintor micaelense Manuel Pinheiro Moreira, irmão da Ordem terceira de São Francisco em Ponta Delgada.
A Igreja tem como invocação Nossa Senhora da Esperança, mas é a imagem do Senhor santo Cristo dos Milagres que mobiliza grande parte dos devotos.

Horários
De segunda-feira a sexta-feira
Abertura às 07h00
Encerramento às 21h00
Sábado e domingo
Abertura às 07h00
Encerramento às 17h00

Missas
De segunda-feira a domingo
08h00
Sextas-feiras
09h00
20h00

Domingos
12h00

Confissões
De segunda a sexta-feira
08h30-11h00
À sexta-feira
18h30-20h00

Adoração Eucarística
De segunda a sexta-feira
16H00-17H00

A Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, cuja construção se situa nos fins do século XV, está marcada por fortes expressões de estilo gótico manuelino, que apesar de se terem diluído nas diferentes reconstruções, ainda conserva marcas bem significativas dessa presença, como seja a capela batismal, com uma abobada e rosácea.
A igreja foi objeto de uma grande intervenção na sua estrutura arquitetural ao longo de quatro anos, a saber: cobertura, tetos, paredes, sobrados, portas e janelas. A fachada é repartida por diversas pilastras de basalto, abrindo-se entre estas diversas janelas de sacada com molduras de linhas direitas.

Horários

O Santuário do Senhor Santo Cristo da Caldeira, que se situa na Caldeira da Fajã do Santo Cristo, na ilha de São Jorge, foi elevado a 12 de abril de 1996 por decreto episcopal de D. Aurélio Granada Escudeiro. A primitiva ermida foi benzida e aberta ao culto no dia 10 de novembro de 1835. A igreja foi ampliada e melhorada em 1876 e durante 76 anos foi administrada por uma comissão. Segundo os apontamentos históricos do padre Manuel Azevedo da Cunha, a primitiva imagem da ermida da Caldeira foi um crucifixo proveniente de Angra, substituído para veneração por um painel a óleo e mais tarde por uma imagem do Ecce Homo.
O Santuário é uma Igreja que apresenta trabalhos em cantaria de basalto nego, destacando-se os que se encontram junto à porta e janelas, e na torre sineira. A festa realiza-se no primeiro domingo de setembro.

Horários
Segunda-feira a domingo
Abertura às 08h00
Encerramento às 18h00

Missa
3º Domingo de cada mês

A estrutura atual remonta a 1838, mas a paróquia e o templo original recuam a 1542.
Estamos na presença de uma Igreja de três naves, com sacristias de ambos os lados, junto à capela-mor, e capela do lado da epístola, junto à sacristia. A fachada principal é composta por um corpo central ladeado por duas torres sineiras de planto quadrangular. O corpo central está organizado em três partes separadas por pilastras, existindo em cada uma delas um portal, com arco de volta perfeita, encimado por uma janela de vergo curvo e com moldura na zona do avental. Este corpo é marcado por uma cornija, que se prolonga para ambos os lados, abraçando as torres.
Todo o imóvel é construído em alvenaria de pedra rebocado e pintado de branco, com exceção dos cunhais, soco, molduras, pilastras, frontão e pináculos que são em pedra à vista. Desde 1862 que se estabeleceu nesta Igreja o culto ao Senhor Bom jesus Milagroso, numa bela imagem de Cristo no passo do Ecce Homo, oferecida por um emigrante. A Igreja foi elevada a santuário diocesano em 1962, pelo bispo Manuel Afonso de Carvalho.

Horários

Abertura – 08h30

Encerramento – 19h30 (ao sábado às 21h00)

Celebração da Eucaristia

Domingo – 10h00

Quarta-feira – 18h30

Sexta-feira – 18h30

Sábado – 20h00

Exposição do Santíssimo Sacramento e Celebração do Sacramento da Reconciliação (confissões)

Sexta-feira – 17h30/18h30

A atual igreja da Praia do Almoxarife remonta a 1758, altura em que começou a ser reedificada tendo as obras terminado em 1770.
Tem uma largura de 14,5 metros e de comprimento 42,9metros. A fachada é composta por três portas e sobre estas três janelas… Tem um imponente frontispício com duas torres a ladear e elevadas grimpas de elegante perspectiva. As duas torres e o frontispício estão revestidos de azulejo branco e as restantes paredes estão pintadas de branco. Tem cinco retábulos com douramento e pintura. Possui um vasto espólio de arte sacra. Foi restaurada depois do sismo de 9 de julho de 1998. Embora tenha como titular Nossa Senhora da Graça, a igreja possui uma expressiva imagem do Senhor Santo Cristo na cruz, que é venerada a 1 de fevereiro como reclama um voto que a Câmara Municipal da Horta vem cumprindo de 1718, quando rebentou um vulcão na freguesia de Santa luzia, na ilha do Pico e cuja lava chegou ao Faial.

Horários

Edificada na primeira metade do século XVI, a primitiva Igreja Matriz de Santa cruz foi incendida, como as demais igrejas da ilha pelos piratas e cinco navios ingleses desembarcados a 25 de junho de 1587. Reparada com palha voltou a ser atingida por numerosos incêndios e só em 1627 voltou a ser reconstruída. Em 1642 já seria coberta de telha. Em 1780 o vigário Manuel Lourenço Vieira terá pedido ao bispo de Angra autorização para mudar a igreja para o cerrado da Praça para se expandir, autorização que foi concedida em 1781. Os trabalhos para a construção da referida igreja começaram um ano depois, mas o projeto foi logo abandonado por causa da existência de água naquela zona. Foi então que se procedeu à reconstrução da velha matriz, mas o projeto teve de ser simplificado por questões de ordem financeira.

Horários

O primeiro templo existente no Corvo foi a ermida dedicada a Nossa Senhora do Rosário, à beira-mar. Em 1674 foi o lugar elevado a paróquia e em 1832 a vila e sede de concelho. Foi nessa altura que se construiu a igreja matriz de Nossa Senhora dos Milagres, reedificada em 1795 e depois mais tarde já no século XX depois do incêndio que destruiu grande parte das alfaias litúrgicas. A igreja possui uma única nave que se encontra dota de sacristia. E de um batistério. Ao fundo da nave existem dois altares dedicados, um a Nossa Senhora do Carmo e outro ao sagrado Coração de Jesus. O altar-mor tem ao centro a imagem de Nossa Senhora dos Milagres, do lado esquerdo São Pedro e do lado direito Santo Antão. A Igreja está ligeiramente elevada em relação à cota da rua.

Horários

Scroll to Top