Retiro, no qual participara o bispo de Angra, inicia a 19 de fevereiro
O cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo do Luxemburgo e relator-geral da XVI Assembleia Geral do Sínodo, vai orientar o retiro de Quaresma dos bispos portugueses, informou hoje a CEP.
A iniciativa vai decorrer em Fátima, de 19 a 23 de fevereiro.
O retiro espiritual da CEP é uma iniciativa anual que difere das assembleias plenárias, dedicadas à discussão de temas ligados à vida da Igreja.
A nota de imprensa informa ainda que antes do retiro, vai decorrer na segunda-feira a reunião mensal do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, sem declarações aos jornalistas.
A realização de um retiro anual é preconizada pelo Diretório do Ministério e Vida dos Presbíteros.
Também no Vaticano, o Papa convidou os cardeais residentes em Roma (Itália), os chefes dos dicastérios e os superiores da cúria romana, para um período de exercícios espirituais de 18 a 23 de fevereiro.
Nesse período, os participantes vão estar recolhidos em oração e todos os compromissos do Papa Francisco vão “ser suspensos, incluindo a audiência geral de 21 de fevereiro”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A Quaresma, que teve início com a celebração das cinzas, é um tempo litúrgico, de 40 dias (a contagem exclui os domingos) marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência; serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão (31 de março, em 2024).
(Com Ecclesia)