O Papa Francisco associa-se hoje, com uma mensagem, à maratona do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que se assinala no dia 8 de fevereiro, e este ano tem como tema ‘Caminhando pela Dignidade’.
“Hoje a Igreja celebra a memória da santa sudanesa Josefina Bakhita, cujo testemunho de vida nos enche de esperança cristã. Confiando em sua intercessão, rezemos por um futuro de justiça e paz para nossos irmãos e irmãs em África”, escreveu Francisco, na conta @Pontifex, na rede social Twitter.
A Igreja Católica promove hoje o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Seres Humanos, instituído em 2015 pelo Papa, na celebração litúrgica de Santa Bakhita, religiosa sudanesa que em criança “teve a dramática experiência de ser raptada e escravizada” e “tornou-se o símbolo universal do compromisso da Igreja contra o tráfico”.
As Uniões Internacionais de Superiores e Superiores-Gerais (UISG) e a coordenação da rede de parceiros e aderentes é confiada Talitha Kum promovem hoje uma maratona de partilha e oração online, entre as 09h30 e as 16h30, que conta com testemunhos provenientes de diversas regiões do mundo: Oceânia e Ásia, Médio Oriente, África, Europa (12h20-13h25), América Latina e do Norte.
A mensagem do Papa Francisco é transmitida no bloco central desta maratona (13h25-14h40), quando intervêm os jovens representantes das organizações parceiras.
Este evento é transmitido online, em www.prayagainsttrafficking.net, em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês, italiano), e usam o marcador (hashtag) #PrayAgainstTrafficking nas redes sociais.
Uma delegação internacional de jovens, de 15 pessoas, está reunida em Roma (Itália) para refletir sobre este flagelo da humanidade, e no final da semana vai lançar uma declaração de compromisso que dará início ao processo de preparação para o décimo aniversário do Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas.
Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, às 15h30, na via della Conciliazione, o grupo de dança ‘Evolution Company of the Holy Dance’, com um grupo de jovens representantes internacionais, dará vida a um flashmob contra o tráfico humano; este encontro termina no domingo, dia 12, com a participação na Oração do Angelus, na Praça São Pedro.
Esta semana começou com uma oração ecuménica, na segunda-feira, 6 de fevereiro, na Paróquia de Santa Lúcia, no bairro Prati, uma área da cidade “onde três mulheres prostitutas foram brutalmente mortas no passado mês de novembro passado”.
O Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é coordenado por ‘Talitha Kum’, a rede internacional antitráfico de pessoas que reúne mais de 6.000 freiras, amigas e parceiros, e é promovida pelas Uniões Internacionais de Superiores Gerais e Superioras Gerais, em parceria com o Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e outras organizações.
(Com Ecclesia e Vatican News)