Cerimónia é presidida pelo prelado diocesano a 18 de janeiro, uma semana depois da festa da padroeira
A Igreja Paroquial da Terra Chã, na ilha Terceira vai ser dedicada a Nossa Senhora de Belém no próximo dia 18 de janeiro, numa cerimónia que será presidida pelo Bispo de Angra e que tem inicio às 15h30.
O cortejo sairá da Casa Mortuária em direçao à igreja, com a presença dos sacerdotes que estiveram ao serviço nesta paróquia de Angra do Heroísmo, e outros sacerdotes convidados, Diáconos, seminaristas, autoridades civis e fieis, seguindo-se o Rito próprio da Dedicação.
O programa, elaborado pela Comissão Fabriqueira começa uma semana antes com a celebração da Festa da Padroeira, que além do triduo preparatório nos dias 8,9 e 10 de janeiro, pregado pelo anterior pároco, cónego Ricardo Henriques, também vice reitor do Seminário Episcopal de Angra, inclui a missa da festa no dia 11 de janeiro.
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Belém (Terra Chã) é a igreja sede da paróquia da freguesia da Terra Chã, e apresenta-se com uma arquitectura simples com a fachada dividida entre o corpo principal da igreja e a torre sineira.
O terreno para a construção desta igreja foi cedido por João Moniz Corte Real, que era descendente dos fundadores de uma antiga ermida que existia no lugar onde este templo foi erigido.
O lançamento da primeira pedra ocorreu no dia 21 de Novembro de 1846, tendo a construção durado até 1857 data em que o templo foi aberto ao culto.