Novenário preparatório da festa já começou com a presença do Vigário geral da Diocese de Angra A Igreja Matriz das Lajes, na ilha do Pico, reabre hoje ao culto, às 20h30 depois de cerca de dois meses de obras de recuperação do pavimento e da Capela-Mor.
De acordo com o pároco, Pe João Bettencourt das Neves, tratou-se de uma obra “de recuperação do soalho que estava deteriorado e completar o altar mor” e “aproveitou-se para fazer outras limpezas noutras zonas do templo”.
As obras foram realizadas diretamente pela paróquia com a ajuda financeira da comunidade e de apoios públicos “que ainda estamos à espera”.
A reabertura da igreja está agendada para este domingo, depois do novenário, que será pregado pelo Vigário geral da Diocese, Pe Hélder Fonseca Mendes, na Igreja de São Francisco seguindo-se uma procissão de velas até à Matriz das Lajes.
A Paróquia das Lajes encontra-se a celebrar as festas em honra de Nossa Senhora de Lourdes.
Os dias principais da festa em honra da Senhora de Lourdes são 30 e 31 de agosto.
No sábado, dia 30, pelas 11h00 realiza-se a Procissão da Matriz para o Caneiro, com a paragem da imagem de Nossa Senhora de Lourdes em, frente ao monumento do baleeiro, segue-se a Procissão marítima e Procissão de regresso à Matriz.
No dia 31, pelas 16h00 realiza-se a Solene Concelebração Eucarística seguindo-se a procissão solene em honra da Senhora de Lourdes, com o habitual sermão junto do Porto sobre um Bote Baleeiro.
A par do programa religioso haverá um conjunto de atividades culturais e recreativas associadas à Semana dos Baleleiros, uma das festas de verão mais emblemáticas dos Açores.